Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorMiranda, Natália Pergher
dc.creatorBecker, Graziela Cristina
dc.date.accessioned2018-11-23T12:47:30Z
dc.date.available2018-11-23T12:47:30Z
dc.date.issued2015-11-28
dc.date.submitted2015
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/14914
dc.descriptionMonografia (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação, Curso de Especialização em Gestão Educacional, EaD, RS, 2015.por
dc.description.abstractThis work entitled like "Challenges of educational management in the context of childhood educacional: a case study in Campo Bom - RS" aimed to verify what are the actions that the school principal should develop to do a leader and motivator role in the participation of the other school managers in processes of decisions the institution , knowing how is the relationship of director the research school with the other segments that make up the school management of the institution and finally analyze the challenges that the manager educational stand up to everyday. The school researched was the Municipal School of Children's Education World of Dreams, located in the city of Campo Bom - RS because the researcher teaches in this institution. The research approach is qualitative, since they comprise data collected descriptive, based on bibliographical references, observations and interviews with open questions, thus becoming a case study in order to answer the research problem which is as follows way: "What are the actions that the school principal Dream World must develop for to do for a leader and motivator role in the participation of the other school managers in processes of the decision of the institution"? The case study involved the active participation of a teacher in the exercise of school management as well as with four active teachers of the staff of EMEI. Through answers, it can be said that the director plays a key role before his school team, making the educational manager can lead and motivate his team, with the participation of all to get the quality of education.eng
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/*
dc.subjectGestor educacionalpor
dc.subjectLiderançapor
dc.subjectMotivaçãopor
dc.subjectEducational managereng
dc.subjectLeadershipeng
dc.subjectMotivationeng
dc.titleDesafios da gestão educacional no contexto da educação infantil: estudo de caso em Campo Bom - RSpor
dc.title.alternativeChallenges of educational management in the context of chilldhood educacional: a case studyin Campo Bom - RSeng
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso de Especializaçãopor
dc.degree.localPolo de Sapiranga, RS, Brasilpor
dc.degree.specializationGestão Educacional, EaDpor
dc.description.resumoO presente trabalho intitulado de “Desafios da gestão educacional no contexto da educação infantil: estudo de caso em Campo Bom - RS” teve como objetivo geral verificar quais são as ações que o diretor da escola deve desenvolver para que exerça um papel de líder e motivador na participação dos demais gestores escolares nos processos decisórios da instituição, conhecendo como se dá a relação do diretor da escola pesquisada com os demais segmentos que compõem a gestão escolar da instituição e por fim analisar os desafios que o gestor educacional enfrenta no seu cotidiano. A escola pesquisada foi a Escola Municipal de Educação Infantil Mundo dos Sonhos, localizada na cidade de Campo Bom – RS, pois a pesquisadora leciona nessa instituição. A abordagem da pesquisa é a qualitativa, uma vez que compõem dados coletados descritivos, baseado em referências bibliográficas, observações e entrevistas com perguntas abertas, constituindo-se em um estudo de caso, no intuito de responder ao problema de pesquisa que se constitui da seguinte forma: “Quais são as ações que o diretor da escola Mundo dos Sonhos deve desenvolver para que exerça um papel de líder e motivador na participação dos demais gestores escolares nos processos decisórios da instituição”? O estudo de caso contou com a participação efetiva de uma professora no exercício da direção da escola, bem como com quatro professoras atuantes do quadro de funcionários da EMEI. Através das respostas, pode-se afirmar que o diretor exerce um papel fundamental perante sua equipe escolar, fazendo com que o gestor educacional possa liderar e motivar sua equipe, contando com a participação de todos na obtenção da qualidade do ensino.por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.publisher.unidadeCentro de Educaçãopor


Arquivos deste item

Thumbnail
Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

  • Gestão Educacional - EaD [951]
    Coleção dos trabalhos de conclusão do Curso de Especialização em Gestão Educacional - EaD

Mostrar registro simples

Acesso Aberto
Exceto quando indicado o contrário, a licença deste item é descrito como Acesso Aberto