dc.contributor.advisor | Miranda, Natália Pergher | |
dc.creator | Becker, Graziela Cristina | |
dc.date.accessioned | 2018-11-23T12:47:30Z | |
dc.date.available | 2018-11-23T12:47:30Z | |
dc.date.issued | 2015-11-28 | |
dc.date.submitted | 2015 | |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufsm.br/handle/1/14914 | |
dc.description | Monografia (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação, Curso de Especialização em Gestão Educacional, EaD, RS, 2015. | por |
dc.description.abstract | This work entitled like "Challenges of educational management in the context of
childhood educacional: a case study in Campo Bom - RS" aimed to verify what are
the actions that the school principal should develop to do a leader and motivator role
in the participation of the other school managers in processes of decisions the
institution , knowing how is the relationship of director the research school with the
other segments that make up the school management of the institution and finally
analyze the challenges that the manager educational stand up to everyday. The
school researched was the Municipal School of Children's Education World of
Dreams, located in the city of Campo Bom - RS because the researcher teaches in
this institution. The research approach is qualitative, since they comprise data
collected descriptive, based on bibliographical references, observations and
interviews with open questions, thus becoming a case study in order to answer the
research problem which is as follows way: "What are the actions that the school
principal Dream World must develop for to do for a leader and motivator role in the
participation of the other school managers in processes of the decision of the
institution"? The case study involved the active participation of a teacher in the
exercise of school management as well as with four active teachers of the staff of
EMEI. Through answers, it can be said that the director plays a key role before his
school team, making the educational manager can lead and motivate his team, with
the participation of all to get the quality of education. | eng |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de Santa Maria | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ | * |
dc.subject | Gestor educacional | por |
dc.subject | Liderança | por |
dc.subject | Motivação | por |
dc.subject | Educational manager | eng |
dc.subject | Leadership | eng |
dc.subject | Motivation | eng |
dc.title | Desafios da gestão educacional no contexto da educação infantil: estudo de caso em Campo Bom - RS | por |
dc.title.alternative | Challenges of educational management in the context of chilldhood educacional: a case studyin Campo Bom - RS | eng |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso de Especialização | por |
dc.degree.local | Polo de Sapiranga, RS, Brasil | por |
dc.degree.specialization | Gestão Educacional, EaD | por |
dc.description.resumo | O presente trabalho intitulado de “Desafios da gestão educacional no contexto da
educação infantil: estudo de caso em Campo Bom - RS” teve como objetivo geral
verificar quais são as ações que o diretor da escola deve desenvolver para que
exerça um papel de líder e motivador na participação dos demais gestores escolares
nos processos decisórios da instituição, conhecendo como se dá a relação do diretor
da escola pesquisada com os demais segmentos que compõem a gestão escolar da
instituição e por fim analisar os desafios que o gestor educacional enfrenta no seu
cotidiano. A escola pesquisada foi a Escola Municipal de Educação Infantil Mundo
dos Sonhos, localizada na cidade de Campo Bom – RS, pois a pesquisadora leciona
nessa instituição. A abordagem da pesquisa é a qualitativa, uma vez que compõem
dados coletados descritivos, baseado em referências bibliográficas, observações e
entrevistas com perguntas abertas, constituindo-se em um estudo de caso, no intuito
de responder ao problema de pesquisa que se constitui da seguinte forma: “Quais
são as ações que o diretor da escola Mundo dos Sonhos deve desenvolver para que
exerça um papel de líder e motivador na participação dos demais gestores escolares
nos processos decisórios da instituição”? O estudo de caso contou com a
participação efetiva de uma professora no exercício da direção da escola, bem como
com quatro professoras atuantes do quadro de funcionários da EMEI. Através das
respostas, pode-se afirmar que o diretor exerce um papel fundamental perante sua
equipe escolar, fazendo com que o gestor educacional possa liderar e motivar sua
equipe, contando com a participação de todos na obtenção da qualidade do ensino. | por |
dc.publisher.country | Brasil | por |
dc.publisher.initials | UFSM | por |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO | por |
dc.publisher.unidade | Centro de Educação | por |