Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorFurquim, Alexandra Silva dos Santos
dc.creatorCauduro, Vânia Grizut
dc.date.accessioned2018-11-26T11:02:24Z
dc.date.available2018-11-26T11:02:24Z
dc.date.issued2015-11-28
dc.date.submitted2015
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/14930
dc.descriptionMonografia (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação, Curso de Especialização em Gestão Educacional, EaD, RS, 2015.por
dc.description.abstractThis paper seeks to summarize and present the main considerations made in research for the Working Specialization Course Completion in School Management - UFSM in 2015, which aimed to understand the role of manager / director of two schools of Education Children, the city of Santa Maria / RS, in relation to early childhood education. Knowing that early childhood education is one of the most favorable periods for the construction of knowledge, it should then reflect on this schooling stage, trying to understand this process because, I believe, a very important piece to school is the manager. Thus, we sought to: investigate the design of managers / directors on the management of early childhood education and analyzing the prospects and challenges of managers in kindergarten. The study was developed from a qualitative approach, characterized as a case study. As data collection instrument was used the questionnaire that was answered by the two managers / directors. Through research, evidence of the importance attached to the work of management and the search for a participatory and democratic management, prioritizing the collective work for a quality education.eng
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/*
dc.subjectGestão escolarpor
dc.subjectEducação infantilpor
dc.subjectQualidade na educaçãopor
dc.subjectSchool managementeng
dc.subjectEarly childhood educationeng
dc.subjectQuality in educationeng
dc.titleO papel do gestor/diretor na educação infantilpor
dc.title.alternativeThe paper of gestor/diretor in the childlike educationeng
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso de Especializaçãopor
dc.degree.localPolo de Agudo, RS, Brasilpor
dc.degree.specializationGestão Educacional, EaDpor
dc.description.resumoO presente trabalho procura sintetizar e apresentar as principais reflexões realizadas em pesquisa para o Trabalho de Conclusão do Curso de Especialização em Gestão Escolar – UFSM no ano de 2015, a qual teve como objetivo geral compreender o papel do gestor/diretor de duas escolas de Educação Infantil, do município de Santa Maria/RS, em relação à Educação Infantil. Sabendo que a Educação Infantil é um dos períodos mais propícios para a construção de conhecimentos, cabe então refletirmos sobre esta etapa de escolarização, buscando compreender este processo, pois, acredito que, uma peça muito importante para a escola é o gestor. Desta forma, buscou-se: investigar a concepção dos gestores/diretores sobre a gestão da Educação Infantil e analisar as perspectivas e desafios dos gestores na Educação Infantil. O estudo foi desenvolvido, a partir de uma abordagem qualitativa, caracterizado como um estudo de caso. Como instrumento de coleta de dados, utilizou-se o questionário, que foi respondido pelas duas gestoras/diretoras. Através dessa pesquisa, evidenciou-se a importância atribuída ao trabalho das gestoras, bem como a busca por uma gestão participativa e democrática, priorizando o trabalho coletivo, para uma educação de qualidade.por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.publisher.unidadeCentro de Educaçãopor


Arquivos deste item

Thumbnail
Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

  • Gestão Educacional - EaD [951]
    Coleção dos trabalhos de conclusão do Curso de Especialização em Gestão Educacional - EaD

Mostrar registro simples

Acesso Aberto
Exceto quando indicado o contrário, a licença deste item é descrito como Acesso Aberto