dc.contributor.advisor | Furquim, Alexandra Silva dos Santos | |
dc.creator | Cauduro, Vânia Grizut | |
dc.date.accessioned | 2018-11-26T11:02:24Z | |
dc.date.available | 2018-11-26T11:02:24Z | |
dc.date.issued | 2015-11-28 | |
dc.date.submitted | 2015 | |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufsm.br/handle/1/14930 | |
dc.description | Monografia (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação, Curso de Especialização em Gestão Educacional, EaD, RS, 2015. | por |
dc.description.abstract | This paper seeks to summarize and present the main considerations made in research for the Working Specialization Course Completion in School Management - UFSM in 2015, which aimed to understand the role of manager / director of two schools of Education Children, the city of Santa Maria / RS, in relation to early childhood education. Knowing that early childhood education is one of the most favorable periods for the construction of knowledge, it should then reflect on this schooling stage, trying to understand this process because, I believe, a very important piece to school is the manager. Thus, we sought to: investigate the design of managers / directors on the management of early childhood education and analyzing the prospects and challenges of managers in kindergarten. The study was developed from a qualitative approach, characterized as a case study. As data collection instrument was used the questionnaire that was answered by the two managers / directors. Through research, evidence of the importance attached to the work of management and the search for a participatory and democratic management, prioritizing the collective work for a quality education. | eng |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de Santa Maria | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ | * |
dc.subject | Gestão escolar | por |
dc.subject | Educação infantil | por |
dc.subject | Qualidade na educação | por |
dc.subject | School management | eng |
dc.subject | Early childhood education | eng |
dc.subject | Quality in education | eng |
dc.title | O papel do gestor/diretor na educação infantil | por |
dc.title.alternative | The paper of gestor/diretor in the childlike education | eng |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso de Especialização | por |
dc.degree.local | Polo de Agudo, RS, Brasil | por |
dc.degree.specialization | Gestão Educacional, EaD | por |
dc.description.resumo | O presente trabalho procura sintetizar e apresentar as principais reflexões realizadas em pesquisa para o Trabalho de Conclusão do Curso de Especialização em Gestão Escolar – UFSM no ano de 2015, a qual teve como objetivo geral compreender o papel do gestor/diretor de duas escolas de Educação Infantil, do município de Santa Maria/RS, em relação à Educação Infantil. Sabendo que a Educação Infantil é um dos períodos mais propícios para a construção de conhecimentos, cabe então refletirmos sobre esta etapa de escolarização, buscando compreender este processo, pois, acredito que, uma peça muito importante para a escola é o gestor. Desta forma, buscou-se: investigar a concepção dos gestores/diretores sobre a gestão da Educação Infantil e analisar as perspectivas e desafios dos gestores na Educação Infantil. O estudo foi desenvolvido, a partir de uma abordagem qualitativa, caracterizado como um estudo de caso. Como instrumento de coleta de dados, utilizou-se o questionário, que foi respondido pelas duas gestoras/diretoras. Através dessa pesquisa, evidenciou-se a importância atribuída ao trabalho das gestoras, bem como a busca por uma gestão participativa e democrática, priorizando o trabalho coletivo, para uma educação de qualidade. | por |
dc.publisher.country | Brasil | por |
dc.publisher.initials | UFSM | por |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO | por |
dc.publisher.unidade | Centro de Educação | por |