Análise da infraestrutura da rede municipal de ensino em Maximiliano de Almeida
Resumo
Este trabalho é resultado de uma pesquisa realizada nas escolas municipais localizadas no município de Maximiliano de Almeida – RS, para conhecer, discutir e explanar como está a infraestrutura escolar, enfocando-a como componente da qualidade da educação, pois a qualidade do ambiente interfere no bem-estar de alunos e professores, bem como interfere também na aprendizagem e na atividade de docência. Optou-se por selecionar, como campo de investigação, três escolas municipais de Maximiliano de Almeida. Uma estando localizada na área urbana e duas na área rural. A metodologia utilizada foi de cunho bibliográfico, com uma abordagem qualitativa por meio de Estudo de Caso. O presente estudo analisou a distribuição da oferta de infraestrutura e as condições de conservação dos itens que compõem as escolas públicas municipais, entendendo que tanto a presença quanto o uso de tais itens e seu estado de conservação impactam na aprendizagem dos alunos. Os dados reportados indicaram que, de forma geral, as escolas municipais contam com uma estrutura relativamente razoável no que se refere às dependências. Apenas uma das escolas analisadas está em vias de atender os padrões de acessibilidade. A questão do uso dos recursos, ainda é um ponto de estrangulamento na realidade das escolas brasileiras. O estudo ressalta as desigualdades de infraestrutura existente entre as escolas e, também chama a atenção para a importância e necessidade de analisar, os fatores contextuais passíveis de intervenção que possam trazer melhorias para o sistema educacional.
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