Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorLameira, Leocadio Jose Correia Ribas
dc.creatorBonatto, Natheuska
dc.date.accessioned2018-11-26T13:04:33Z
dc.date.available2018-11-26T13:04:33Z
dc.date.issued2016-08-08
dc.date.submitted2016
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/14933
dc.descriptionMonografia (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação, Curso de Especialização em Gestão da Educação Municipal, EaD, RS, 2016.por
dc.description.abstractThis work is the result of a survey conducted in municipal schools located in Maximiliano municipality of Almeida - RS, to meet, discuss and explain how is the school infrastructure, focusing on it as the quality of education component because the quality of the environment affects the students welfare and teachers, and also interferes in learning and teaching activity. We chose to select, as a research field, three municipal schools Almeida Maximiliano. One being located in urban areas and two in rural areas. The methodology used was bibliographical nature, with a qualitative approach through Case Study. This study analyzed the distribution of infrastructure supply and storage conditions of the items that make up the public schools, understanding that both the presence and the use of such items and their conservation status impact on student learning. The reported data indicated that, in general, local schools have a relatively reasonable structure in relation to the dependencies. Only one of the analyzed schools are on track to meet accessibility standards. The question of the use of resources, it is still a bottleneck in the reality of Brazilian schools. The study highlights the existing infrastructure inequalities between schools and also draws attention to the importance and need to analyze the contextual factors amenable to intervention that can bring improvements to the educational system.eng
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/*
dc.subjectEnsinopor
dc.subjectEducaçãopor
dc.subjectInfraestruturapor
dc.subjectTeachingeng
dc.subjectEducationeng
dc.subjectInfrastructureeng
dc.titleAnálise da infraestrutura da rede municipal de ensino em Maximiliano de Almeidapor
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso de Especializaçãopor
dc.degree.localPolo de Santa Maria, RS, Brasilpor
dc.degree.specializationGestão da Educação Municipal, EaDpor
dc.description.resumoEste trabalho é resultado de uma pesquisa realizada nas escolas municipais localizadas no município de Maximiliano de Almeida – RS, para conhecer, discutir e explanar como está a infraestrutura escolar, enfocando-a como componente da qualidade da educação, pois a qualidade do ambiente interfere no bem-estar de alunos e professores, bem como interfere também na aprendizagem e na atividade de docência. Optou-se por selecionar, como campo de investigação, três escolas municipais de Maximiliano de Almeida. Uma estando localizada na área urbana e duas na área rural. A metodologia utilizada foi de cunho bibliográfico, com uma abordagem qualitativa por meio de Estudo de Caso. O presente estudo analisou a distribuição da oferta de infraestrutura e as condições de conservação dos itens que compõem as escolas públicas municipais, entendendo que tanto a presença quanto o uso de tais itens e seu estado de conservação impactam na aprendizagem dos alunos. Os dados reportados indicaram que, de forma geral, as escolas municipais contam com uma estrutura relativamente razoável no que se refere às dependências. Apenas uma das escolas analisadas está em vias de atender os padrões de acessibilidade. A questão do uso dos recursos, ainda é um ponto de estrangulamento na realidade das escolas brasileiras. O estudo ressalta as desigualdades de infraestrutura existente entre as escolas e, também chama a atenção para a importância e necessidade de analisar, os fatores contextuais passíveis de intervenção que possam trazer melhorias para o sistema educacional.por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.publisher.unidadeCentro de Educaçãopor


Arquivos deste item

Thumbnail
Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Acesso Aberto
Exceto quando indicado o contrário, a licença deste item é descrito como Acesso Aberto