A gestão da educação infantil no contexto da gestão da educação municipal de Dilermando de Aguiar - RS
Resumen
A relevância em pesquisar essa temática da gestão municipal da educação infantil deu-se para verificar como está acontecendo a gestão democrática da educação infantil no contexto da secretaria de educação do município de Dilermando de Aguiar. Tem como objetivo geral, descrever como é feita a gestão da educação infantil de modo a atender as exigências legais com relação a inserção da Educação Infantil no Município. O presente estudo é de caráter qualitativo, tendo como base o estudo de caso de documentos no âmbito da Secretaria Municipal de Educação, juntamente com perguntas feitas a esta gestão. A partir da análise dos documentos, observação e problematizações da pesquisa os dados foram agrupados em temáticas, como censo escolar, infraestrutura, recursos humanos, recursos financeiros, gestão democrática na educação infantil, organograma da educação infantil, educação infantil e o projeto de gestão da secretaria da educação municipal e indicadores municipais. O censo escolar indicou que 49 crianças que frequentam a pré-escola na rede pública; quanto a infraestrutura o município possui um estabelecimento com capacidade de atender 120 alunos de 0 a 5 anos; além de contar com monitores, professores e diretor de escola, como recursos humanos; no custeio da manutenção foram investidos um percentual de 2,85% do orçamento municipal. Desde a implantação do município até os dias de hoje o estudo revela que houve um aumento no atendimento de crianças de 0 a 5 anos. A bibliografia usada possibilitou estudar a educação infantil, políticas públicas para a educação infantil e a gestão da educação infantil no contexto da gestão municipal. Por tanto, reforça-se a necessidade de políticas públicas e a prioridade na Educação Infantil visando atender todas as crianças de 0 a 5 anos conforme consta no Plano Nacional de Educação e no Plano Municipal de Educação.
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