dc.contributor.advisor | Brittes, Letícia Ramalho | |
dc.creator | Mallmann, Franciele Luísa | |
dc.date.accessioned | 2018-11-27T12:10:25Z | |
dc.date.available | 2018-11-27T12:10:25Z | |
dc.date.issued | 2015-11-15 | |
dc.date.submitted | 2015 | |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufsm.br/handle/1/14949 | |
dc.description | Monografia (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação, Curso de Especialização em Gestão Educacional, EaD, RS, 2015. | por |
dc.description.abstract | This study diagnose points that guide early childhood institutions of the private
network to the development of the Pedagogical Political Project of an institution of
this sphere to be created in the municipality of Arroio do Meio- RS in the year 2016.
In this sense, it is interesting to study seek foundation and guiding grants, through
interviews with their managers, to build the inaugural Pedagogical Political Project of
the said school. In a search process for specific notes, analyzing the operation and
the educational proposal of other educational institutions, it was observed that in all
cases seen, there are common points among them. The problem that guides this
research is the analysis of pedagogical proposals and what the school reality that
must be considered among the wishes and interests of an educator universe and
conceptions of its management. Thus, assessing the strengths we seek to formulate
a proposal for the school to be founded and the negatives is used to not perpetuate
bad practices, keeping in view the concern for comprehensive, humanizing and
autonomous education. | eng |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de Santa Maria | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ | * |
dc.subject | PPP (Projeto político-pedagógico) | por |
dc.subject | Educação infantil | por |
dc.subject | Gestores | por |
dc.subject | Pedagogical policy project | eng |
dc.subject | Childhood education | eng |
dc.subject | Managers | eng |
dc.title | Diagnóstico de pontos que norteiam a construção de projetos políticos pedagógicos na educação infantil | por |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso de Especialização | por |
dc.degree.local | Polo de Tio Hugo, RS, Brasil | por |
dc.degree.specialization | Gestão Educacional, EaD | por |
dc.description.resumo | O presente estudo diagnostica pontos que norteiam instituições de educação infantil
da rede privada para a elaboração do Projeto Político Pedagógico de uma instituição
desta esfera a ser criada no município de Arroio do Meio - RS no ano de 2016.
Nesse sentido, interessa ao estudo buscar fundamentação e subsídios norteadores,
através da entrevista com gestores, para a construção do Projeto Político
Pedagógico inaugural da referida escola. Em um processo por apontamentos
concretos, analisando o funcionamento e a proposta educacional de outras
instituições escolares, observou-se que, em todos os casos vistos, há pontos
comuns entre eles. O problema que guia esta pesquisa é a análise das propostas
pedagógicas e qual a realidade de escola que se deve considerar em meio aos
desejos e interesses de um universo educador e as concepções de sua gestão.
Assim, avaliando os pontos positivos busca-se formular uma proposta para a escola
a ser fundada e utiliza-se os pontos negativos para não perpetuar as práticas ruins,
tendo-se em vista a preocupação com educação integral, humanizadora e
autônoma. | por |
dc.publisher.country | Brasil | por |
dc.publisher.initials | UFSM | por |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO | por |
dc.publisher.unidade | Centro de Educação | por |