dc.contributor.advisor | Fruet, Fabiane Sarmento Oliveira | |
dc.creator | Carloto, Vânia Maria | |
dc.date.accessioned | 2016-04-18T12:31:49Z | |
dc.date.available | 2016-04-18T12:31:49Z | |
dc.date.issued | 2011 | |
dc.date.submitted | 2011 | |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufsm.br/handle/1/1494 | |
dc.description | Artigo (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Tecnologia, Curso de Especialização em Mídias na Educação, EaD, RS, 2011. | por |
dc.description.abstract | The integration of media, in education, provides grants to teachers to improve teaching practice
and to enable a contextualized and meaningful learning for students. In this sense, this article
presented the results of research conducted through the use of questionnaires to teachers of
the early years (1st to 5th grade) of Elementary School Florismundo Eggres da Silva, Mata -
RS, in order to find strategies to effect significant changes regarding media in the educational
process. For this, quantitative and qualitative researches were realized that investigated six
teachers in this institution. First, a questionnaire was applied to investigate the use of media by
teachers in their teaching practice and if there is investment in continuing education of these
teachers in relation to media in education. After analysis of these data, it felt the need to know
exactly how they integrate these tools in school activities. Thus, it was found that the teachers
surveyed use some media in their teaching and highlighted a lack of investment in continuing
education teachers regarding the inclusion of these tools in the teaching and learning process.
However, it is known that there are some federal training courses for teachers in progress in
this area or open positions, but it is believed that what is lacking is more widespread in schools
about these courses and also encourages and supports of the management team. Another
alternative for teachers to feel more prepared to integrate media in educational practices,
mitigating such "fear" and "unprepared", is the implementation of workshops in schools on the
proper use of media resources in education. | eng |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de Santa Maria | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.subject | Educação | por |
dc.subject | Mídias | por |
dc.subject | Formação docente | por |
dc.title | Integração das mídias na formação e na prática docente: um estudo a partir de uma escola estadual de ensino fundamental de Mata/RS | por |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso de Especialização | por |
dc.degree.local | Polo de Santa Maria, RS, Brasil | por |
dc.degree.specialization | Mídias na Educação, EaD | por |
dc.description.resumo | A integração das mídias, na educação, proporciona aos professores subsídios para aprimorar
a prática docente e viabilizar uma aprendizagem contextualizada e significativa para os alunos.
Este artigo apresentou o resultado da pesquisa realizada por meio da aplicação de
questionários aos professores dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental (1º ao 5º ano) da
Escola Estadual de Ensino Fundamental Florismundo Eggres da Silva, Mata – RS, a fim de
encontrar estratégias para efetivar mudanças significativas quanto às mídias no processo
educacional. Para isso, realizou-se uma pesquisa de natureza quanti-qualitativa em que foram
investigados seis professores dessa instituição. Primeiramente, aplicou-se um questionário
para investigar a utilização das mídias no fazer pedagógico e se há investimento na formação
continuada desses docentes com relação às mídias na educação. Após a análise desses
dados, sentiu-se a necessidade de saber de que forma exatamente eles integram tais
ferramentas nas atividades escolares. Assim, constatou-se que os professores utilizam alguma
mídia em seu fazer pedagógico e destacaram que há falta de investimento em formação
continuada referente à inclusão dessas ferramentas no processo ensino-aprendizagem. No
entanto, sabe-se que há alguns cursos federais de formação de professores nessa área em
andamento ou com vagas abertas, porém acredita-se que o que falta é maior divulgação, nas
escolas, sobre esses cursos e também incentivo e apoio da equipe diretiva. Outra alternativa
para que os professores possam sentir-se mais preparados para integrarem as mídias nas
práticas educacionais, amenizando esse tal “medo” e “despreparo”, é a implementação de
oficinas nas escolas sobre a utilização adequada dos recursos midiáticos na educação. | por |
dc.publisher.unidade | Centro de Tecnologia | por |