Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorFruet, Fabiane Sarmento Oliveira
dc.creatorCarloto, Vânia Maria
dc.date.accessioned2016-04-18T12:31:49Z
dc.date.available2016-04-18T12:31:49Z
dc.date.issued2011
dc.date.submitted2011
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/1494
dc.descriptionArtigo (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Tecnologia, Curso de Especialização em Mídias na Educação, EaD, RS, 2011.por
dc.description.abstractThe integration of media, in education, provides grants to teachers to improve teaching practice and to enable a contextualized and meaningful learning for students. In this sense, this article presented the results of research conducted through the use of questionnaires to teachers of the early years (1st to 5th grade) of Elementary School Florismundo Eggres da Silva, Mata - RS, in order to find strategies to effect significant changes regarding media in the educational process. For this, quantitative and qualitative researches were realized that investigated six teachers in this institution. First, a questionnaire was applied to investigate the use of media by teachers in their teaching practice and if there is investment in continuing education of these teachers in relation to media in education. After analysis of these data, it felt the need to know exactly how they integrate these tools in school activities. Thus, it was found that the teachers surveyed use some media in their teaching and highlighted a lack of investment in continuing education teachers regarding the inclusion of these tools in the teaching and learning process. However, it is known that there are some federal training courses for teachers in progress in this area or open positions, but it is believed that what is lacking is more widespread in schools about these courses and also encourages and supports of the management team. Another alternative for teachers to feel more prepared to integrate media in educational practices, mitigating such "fear" and "unprepared", is the implementation of workshops in schools on the proper use of media resources in education.eng
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectEducaçãopor
dc.subjectMídiaspor
dc.subjectFormação docentepor
dc.titleIntegração das mídias na formação e na prática docente: um estudo a partir de uma escola estadual de ensino fundamental de Mata/RSpor
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso de Especializaçãopor
dc.degree.localPolo de Santa Maria, RS, Brasilpor
dc.degree.specializationMídias na Educação, EaDpor
dc.description.resumoA integração das mídias, na educação, proporciona aos professores subsídios para aprimorar a prática docente e viabilizar uma aprendizagem contextualizada e significativa para os alunos. Este artigo apresentou o resultado da pesquisa realizada por meio da aplicação de questionários aos professores dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental (1º ao 5º ano) da Escola Estadual de Ensino Fundamental Florismundo Eggres da Silva, Mata – RS, a fim de encontrar estratégias para efetivar mudanças significativas quanto às mídias no processo educacional. Para isso, realizou-se uma pesquisa de natureza quanti-qualitativa em que foram investigados seis professores dessa instituição. Primeiramente, aplicou-se um questionário para investigar a utilização das mídias no fazer pedagógico e se há investimento na formação continuada desses docentes com relação às mídias na educação. Após a análise desses dados, sentiu-se a necessidade de saber de que forma exatamente eles integram tais ferramentas nas atividades escolares. Assim, constatou-se que os professores utilizam alguma mídia em seu fazer pedagógico e destacaram que há falta de investimento em formação continuada referente à inclusão dessas ferramentas no processo ensino-aprendizagem. No entanto, sabe-se que há alguns cursos federais de formação de professores nessa área em andamento ou com vagas abertas, porém acredita-se que o que falta é maior divulgação, nas escolas, sobre esses cursos e também incentivo e apoio da equipe diretiva. Outra alternativa para que os professores possam sentir-se mais preparados para integrarem as mídias nas práticas educacionais, amenizando esse tal “medo” e “despreparo”, é a implementação de oficinas nas escolas sobre a utilização adequada dos recursos midiáticos na educação.por
dc.publisher.unidadeCentro de Tecnologiapor


Arquivos deste item

Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples