dc.contributor.advisor | Camargo, Mariza de | |
dc.creator | Mendes, Felipe | |
dc.date.accessioned | 2018-11-28T11:00:11Z | |
dc.date.available | 2018-11-28T11:00:11Z | |
dc.date.issued | 2015-12-12 | |
dc.date.submitted | 2015 | |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufsm.br/handle/1/14955 | |
dc.description | Monografia (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Ciências Naturais e Exatas, Curso de Especialização em Ensino de Matemática no Ensino Médio, EaD, RS, 2015. | por |
dc.description.abstract | This course conclusion work presents an analysis and reflection on the use of information and
communication technologies (ICT) in teaching and learning process of the polynomial
function of the 2nd degree in the 1st year of high school using free software Winplot. In
addition, it presents a brief theoretical study of the use of technology for educational
purposes. Through this study, we developed and applied a lesson plan in a class of 1st year of
high school, which contained activities in which students should sketch the graphs of
functions in software and, from observation and analysis of made plots, highlight the behavior
of functions and reach conclusions that cater for all quadratic functions that have contact.
Depending on the development of this work, it was possible to show the importance and the
school's duty to introduce the technology in the teaching and learning to assist in
mathematical content, is to become the most attractive and interesting lessons to students, is
making students to interact with software, able to reach the conclusions objectified by
analyzing the generated in the computer program material. | eng |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de Santa Maria | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ | * |
dc.subject | Ensino de matemática | por |
dc.subject | TICs (Tecnologias de Informação e Comunicação) | por |
dc.subject | Função quadrática | por |
dc.subject | Winplot | eng |
dc.subject | Mathematics teaching | eng |
dc.subject | Quadratic function | eng |
dc.title | Ensino e aprendizagem de alguns tópicos da função do 2º grau com o auxílio do software winplot no 1º ano do ensino médio | por |
dc.title.alternative | Teaching and learning of some topics of the quadratic function with the help of software winplot in the 1st year of high school | eng |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso de Especialização | por |
dc.degree.local | Polo de Palmeira das Missões, RS, Brasil | por |
dc.degree.specialization | Ensino de Matemática no Ensino Médio, EaD | por |
dc.description.resumo | Este trabalho de conclusão de curso apresenta uma análise e reflexão sobre o uso de
tecnologias da informação e comunicação (TICs) no processo de ensino e aprendizagem da
função polinomial do 2º grau no 1º ano do ensino médio usando-se o software gratuito
Winplot. Além disso, faz um breve estudo teórico do uso das tecnologias para fins
educacionais. Por meio desse estudo, desenvolveu-se e aplicou-se um plano de aula, em uma
turma do 1º ano do ensino médio, o qual continha atividades nas quais os alunos deveriam
esboçar os gráficos das funções no software e, a partir da observação e análise das plotagens
feitas, destacar o comportamento das funções e chegar a conclusões que servem para todas as
funções quadráticas que tiverem contato. Em função do desenvolvimento deste trabalho,
pôde-se mostrar a importância e o dever da escola em introduzir as tecnologias no processo de
ensino e aprendizagem para auxiliar nos conteúdos matemáticos, seja para tornar as aulas
mais atrativas e interessantes aos alunos, seja fazendo com que os alunos, ao interagirem com
um software, consigam alcançar as conclusões objetivadas através da análise do material
gerado no programa computacional. | por |
dc.publisher.country | Brasil | por |
dc.publisher.initials | UFSM | por |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA | por |
dc.publisher.unidade | Centro de Ciências Naturais e Exatas | por |