Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorCamargo, Mariza de
dc.creatorMendes, Felipe
dc.date.accessioned2018-11-28T11:00:11Z
dc.date.available2018-11-28T11:00:11Z
dc.date.issued2015-12-12
dc.date.submitted2015
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/14955
dc.descriptionMonografia (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Ciências Naturais e Exatas, Curso de Especialização em Ensino de Matemática no Ensino Médio, EaD, RS, 2015.por
dc.description.abstractThis course conclusion work presents an analysis and reflection on the use of information and communication technologies (ICT) in teaching and learning process of the polynomial function of the 2nd degree in the 1st year of high school using free software Winplot. In addition, it presents a brief theoretical study of the use of technology for educational purposes. Through this study, we developed and applied a lesson plan in a class of 1st year of high school, which contained activities in which students should sketch the graphs of functions in software and, from observation and analysis of made plots, highlight the behavior of functions and reach conclusions that cater for all quadratic functions that have contact. Depending on the development of this work, it was possible to show the importance and the school's duty to introduce the technology in the teaching and learning to assist in mathematical content, is to become the most attractive and interesting lessons to students, is making students to interact with software, able to reach the conclusions objectified by analyzing the generated in the computer program material.eng
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/*
dc.subjectEnsino de matemáticapor
dc.subjectTICs (Tecnologias de Informação e Comunicação)por
dc.subjectFunção quadráticapor
dc.subjectWinploteng
dc.subjectMathematics teachingeng
dc.subjectQuadratic functioneng
dc.titleEnsino e aprendizagem de alguns tópicos da função do 2º grau com o auxílio do software winplot no 1º ano do ensino médiopor
dc.title.alternativeTeaching and learning of some topics of the quadratic function with the help of software winplot in the 1st year of high schooleng
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso de Especializaçãopor
dc.degree.localPolo de Palmeira das Missões, RS, Brasilpor
dc.degree.specializationEnsino de Matemática no Ensino Médio, EaDpor
dc.description.resumoEste trabalho de conclusão de curso apresenta uma análise e reflexão sobre o uso de tecnologias da informação e comunicação (TICs) no processo de ensino e aprendizagem da função polinomial do 2º grau no 1º ano do ensino médio usando-se o software gratuito Winplot. Além disso, faz um breve estudo teórico do uso das tecnologias para fins educacionais. Por meio desse estudo, desenvolveu-se e aplicou-se um plano de aula, em uma turma do 1º ano do ensino médio, o qual continha atividades nas quais os alunos deveriam esboçar os gráficos das funções no software e, a partir da observação e análise das plotagens feitas, destacar o comportamento das funções e chegar a conclusões que servem para todas as funções quadráticas que tiverem contato. Em função do desenvolvimento deste trabalho, pôde-se mostrar a importância e o dever da escola em introduzir as tecnologias no processo de ensino e aprendizagem para auxiliar nos conteúdos matemáticos, seja para tornar as aulas mais atrativas e interessantes aos alunos, seja fazendo com que os alunos, ao interagirem com um software, consigam alcançar as conclusões objetivadas através da análise do material gerado no programa computacional.por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICApor
dc.publisher.unidadeCentro de Ciências Naturais e Exataspor


Arquivos deste item

Thumbnail
Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Acesso Aberto
Exceto quando indicado o contrário, a licença deste item é descrito como Acesso Aberto