A construção do projeto político pedagógico e suas especificidades para a educação de jovens e adultos
Resumo
A partir da proposta de construção de um Projeto Político Pedagógico para a implementação da Educação de Jovens e Adultos em uma escola pública da região de abrangência da 8ª CRE, o presente trabalho se dispôs a discutir as especificidades a serem observadas para o PPP desta modalidade, considerando que cada segmento de ensino resguarda peculiaridades que lhe são próprias. O PPP é o instrumento que, de acordo com as necessidades da escola, organiza o trabalho pedagógico e o planejamento de todas as ações desenvolvidas no espaço escolar. Desse modo, através de uma pesquisa bibliográfica buscou-se retomar as discussões sobre a construção do PPP, a fim de relacioná-las com a modalidade EJA. A análise também revisitou a história da implementação da EJA, da Gestão Educacional e da Gestão Democrática no Brasil, reconhecendo a relação entre seus princípios. Os pressupostos da Educação Popular e a diversidade foram pautados como fatores preponderantes da modalidade e, portanto, especificidades a serem abordadas no PPP. Desse modo, tem-se que o reconhecimento de necessidades específicas da modalidade e a construção de um PPP embasada nelas é essencial para a promoção de um aprendizado que signifique para o aluno da EJA enquanto sujeito e agente modificador de sua realidade através de um olhar crítico e cidadão.
Coleções
- Gestão Educacional - EaD [951]
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