dc.contributor.advisor | Henz, Celso Ilgo | |
dc.creator | Chagas, Nédilã Espindola | |
dc.date.accessioned | 2018-11-28T11:57:39Z | |
dc.date.available | 2018-11-28T11:57:39Z | |
dc.date.issued | 2015-11-28 | |
dc.date.submitted | 2015 | |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufsm.br/handle/1/14958 | |
dc.description | Monografia (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação, Curso de Especialização em Gestão Educacional, EaD, RS, 2015 | por |
dc.description.abstract | From the proposal to build a Political-Pedagogical Project (PPP) in order to implement Educação de Jovens e Adultos in a public school from CRE 8th, the present work aims at discussing the specificities that need to be observed for building a PPP for EJA, considering specific traits that are innate to each educational segment. The PPP is the instrument that, considering the necessity of the school, organizes the educational work and planning actions developed in the school context. In this way, through a bibliographical research, we found to rise discussions about the PPP building in order to relate them to this specific modality of education. The analysis also reviewed historic aspects of EJA implementation, Education Management and Democratic Management in Brazil, establishing relations about its principles. The presupposition of Popular Education and diversity were considered preponderant factors in that educational modality and, therefore, specificities to be approached by the PPP. Thus, it is recognized specific necessities of this educational modality and to based the PPP construction on this specificities is essential for the promotion of a significate learning to EJA student as a citizen and agent able to modify his/her reality by a critical eye. | eng |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de Santa Maria | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ | * |
dc.subject | EJA (Educação de Jovens e Adultos) | por |
dc.subject | Gestão democrática | por |
dc.subject | PPP (Projeto político-pedagógico) | por |
dc.subject | Young and adult’s education | eng |
dc.subject | Democratic management | eng |
dc.subject | Pedagogical political project | eng |
dc.title | A construção do projeto político pedagógico e suas especificidades para a educação de jovens e adultos | por |
dc.title.alternative | Construction of the pedagogic political project and its specificities for youth and adults educcation | eng |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso de Especialização | por |
dc.degree.local | Polo de Agudo, RS, Brasil | por |
dc.degree.specialization | Gestão Educacional, EaD | por |
dc.description.resumo | A partir da proposta de construção de um Projeto Político Pedagógico para a implementação da Educação de Jovens e Adultos em uma escola pública da região de abrangência da 8ª CRE, o presente trabalho se dispôs a discutir as especificidades a serem observadas para o PPP desta modalidade, considerando que cada segmento de ensino resguarda peculiaridades que lhe são próprias. O PPP é o instrumento que, de acordo com as necessidades da escola, organiza o trabalho pedagógico e o planejamento de todas as ações desenvolvidas no espaço escolar. Desse modo, através de uma pesquisa bibliográfica buscou-se retomar as discussões sobre a construção do PPP, a fim de relacioná-las com a modalidade EJA. A análise também revisitou a história da implementação da EJA, da Gestão Educacional e da Gestão Democrática no Brasil, reconhecendo a relação entre seus princípios. Os pressupostos da Educação Popular e a diversidade foram pautados como fatores preponderantes da modalidade e, portanto, especificidades a serem abordadas no PPP. Desse modo, tem-se que o reconhecimento de necessidades específicas da modalidade e a construção de um PPP embasada nelas é essencial para a promoção de um aprendizado que signifique para o aluno da EJA enquanto sujeito e agente modificador de sua realidade através de um olhar crítico e cidadão. | por |
dc.publisher.country | Brasil | por |
dc.publisher.initials | UFSM | por |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO | por |
dc.publisher.unidade | Centro de Educação | por |