Os desafios da gestão escolar em uma escola do campo
Resumo
A pesquisa procura demonstrar os avanços e conquistas alcançados pela educação do campo. Assim, procurou-se compreender como a educação do campo foi sendo construída, quais avanços obteve e o que ainda pode ser melhorado. Neste sentido, foi realizada uma revisão bibliográfica sobre o tema proposto e também um estudo de caso, através da aplicação de questionários em uma escola de Ensino Fundamental do município de Agudo-RS, escola esta que é considerada escola do campo, para essa compreensão, buscou-se contextualizar a evolução histórica da educação do campo, analisando as lutas e conquistas dos povos do campo no decorrer do tempo. Compreender as complexidades históricas da educação do campo possibilita obter uma visão ampla dos aspectos que marcaram, ao longo do tempo, essa forma de educação, possibilitando apontar melhorias aos rumos de uma educação de qualidade. Assim, por meio dessa reflexão bibliográfica, também se buscou compreender o campo, a vida das pessoas que estão nesse ambiente e seus laços culturais construídos com a terra. Através da pesquisa pode-se considerar que o povo do campo percorreu caminhos de muita luta até conseguir aprovação de legislação e políticas públicas que permitiram a melhoria da educação do campo. Entretanto ainda existem muitas reivindicações de melhorias que levem a igualdade entre a educação do campo e a educação urbana. Também a necessidade de continuidade de educação adequada e contextualizada para a educação do campo. Os pesquisados de todos os seguimentos apontaram a necessidade de Internet na escola. As escolas do campo precisam de um olhar diferenciado, para que sejam atendidas às necessidades da sua população, que também merece ser reconhecida e valorizada.
Coleções
- Gestão Educacional - EaD [950]
Os arquivos de licença a seguir estão associados a este item: