dc.contributor.advisor | Dutra, Claudio Emelson Guimarains | |
dc.creator | Drescher, Vanessa Janete | |
dc.date.accessioned | 2018-11-28T12:29:09Z | |
dc.date.available | 2018-11-28T12:29:09Z | |
dc.date.issued | 2015-11-28 | |
dc.date.submitted | 2015 | |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufsm.br/handle/1/14960 | |
dc.description | Monografia (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação, Curso de Especialização em Gestão Educacional, EaD, RS, 2015. | por |
dc.description.abstract | The research sought to demonstrate the progress and achievements made by the rural education. So, we tried to understand how the rural education was being built, which advances achieved and what can still be improved. In this sense, a literature review was conducted on the theme as well as a case study through questionnaires in the in a Primary School in the city of Agudo-RS, school this which is considered school field, for that understanding, sought to contextualize the historical development of rural education, analyzing the struggles and achievements of the field people over time. Understand the historical complexities of the field of education makes possible to obtain a broad view of the issues that have marked, over time, this form of education, enabling improvements pointing to the direction of quality education. Thus, through this bibliographic reflection, also sought to understand the field, the lives of people who are in this environment and their cultural ties built with the earth. Through research it can be considered that the country people come paths much struggle to get approval of legislation and public policies that enabled the improvement of rural education. However there are still many claims of improvements that lead to equality between rural education and urban education. Also the need for continuity in an appropriate and contextual education for rural education. Respondents from all segments pointed to the need Internet at school. Schools field need a different look, to be met the needs of its population, which also deserves to be recognized and valued. | eng |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de Santa Maria | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ | * |
dc.subject | Educação do campo | por |
dc.subject | Trajetoria | por |
dc.subject | Conquistas | por |
dc.subject | Rural education | eng |
dc.subject | Trajectory | eng |
dc.subject | Achievements | eng |
dc.title | Os desafios da gestão escolar em uma escola do campo | por |
dc.title.alternative | The challenges of school management in a field school | eng |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso de Especialização | por |
dc.degree.local | Polo de Sobradinho, RS, Brasil | por |
dc.degree.specialization | Gestão Educacional, EaD | por |
dc.description.resumo | A pesquisa procura demonstrar os avanços e conquistas alcançados pela educação do campo. Assim, procurou-se compreender como a educação do campo foi sendo construída, quais avanços obteve e o que ainda pode ser melhorado. Neste sentido, foi realizada uma revisão bibliográfica sobre o tema proposto e também um estudo de caso, através da aplicação de questionários em uma escola de Ensino Fundamental do município de Agudo-RS, escola esta que é considerada escola do campo, para essa compreensão, buscou-se contextualizar a evolução histórica da educação do campo, analisando as lutas e conquistas dos povos do campo no decorrer do tempo. Compreender as complexidades históricas da educação do campo possibilita obter uma visão ampla dos aspectos que marcaram, ao longo do tempo, essa forma de educação, possibilitando apontar melhorias aos rumos de uma educação de qualidade. Assim, por meio dessa reflexão bibliográfica, também se buscou compreender o campo, a vida das pessoas que estão nesse ambiente e seus laços culturais construídos com a terra. Através da pesquisa pode-se considerar que o povo do campo percorreu caminhos de muita luta até conseguir aprovação de legislação e políticas públicas que permitiram a melhoria da educação do campo. Entretanto ainda existem muitas reivindicações de melhorias que levem a igualdade entre a educação do campo e a educação urbana. Também a necessidade de continuidade de educação adequada e contextualizada para a educação do campo. Os pesquisados de todos os seguimentos apontaram a necessidade de Internet na escola. As escolas do campo precisam de um olhar diferenciado, para que sejam atendidas às necessidades da sua população, que também merece ser reconhecida e valorizada. | por |
dc.publisher.country | Brasil | por |
dc.publisher.initials | UFSM | por |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO | por |
dc.publisher.unidade | Centro de Educação | por |