dc.contributor.advisor | Camargo, Maria Cecília da Silva | |
dc.creator | Fiuza, Maequerle de Castro | |
dc.date.accessioned | 2018-11-29T11:41:39Z | |
dc.date.available | 2018-11-29T11:41:39Z | |
dc.date.issued | 2018-08-31 | |
dc.date.submitted | 2018 | |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufsm.br/handle/1/14976 | |
dc.description | Monografia (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação Física e Desportos, Curso de Especialização em Educação Física Escolar, RS, 2018. | por |
dc.description.abstract | This was a study on research line of Teacher Training and Pedagogic Practice, linked to Post-graduation in Physical Education Scholar Program of Santa Maria Federal University (UFSM). The research aimed to identify and to analyse how the training experiences provided by teaching credentials course in Physical Education of UFSM involves the academic qualification to teach on subject of Supervision Curricular Traineeship. The methodological process had as base the qualitative research through case study. On data collect we used the documental analyse; questionnaires and semi structured interviews. With this we looked for to understand how the participation in teach, research and extension projects before or during the traineeship influences the academic enactment. The investigation verified direct and indirect relations between the participation on teach, research and extension projects; programs, center and groups of research; labs2 with enactment on Supervision Curricular Traineeship. This provided security to trainers, supplying with a collect of activities; supporting on trouble resolutions and on elaboration of planning classes; contributing to change and to adapt activities according to demand, on class control, on contents and problematizations. | eng |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de Santa Maria | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ | * |
dc.subject | Experiências formativas | por |
dc.subject | Projetos de ensino, pesquisa e extensão | por |
dc.subject | Estágio curricular supervisionado | por |
dc.subject | Training experiences | eng |
dc.subject | Teach | eng |
dc.subject | Research and extension projects | eng |
dc.subject | Supervision curricular traineeship | eng |
dc.title | As experiências formativas no curso de Licenciatura e Educação Física e suas repercussões nos estágios curriculares supervisionados | por |
dc.title.alternative | The training experiences on teaching credentials in physical education course and the repercussions on supervison curricular traineeship | eng |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso de Especialização | por |
dc.degree.local | Santa Maria, RS, Brasil | por |
dc.degree.specialization | Educação Física Escolar | por |
dc.description.resumo | O presente estudo insere-se na linha de pesquisa Formação de Professores e Prática Pedagógica, vinculada ao Programa de Pós-Graduação em Educação Física Escolar da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). Busca-se, através deste trabalho, identificar e analisar de que modo as experiências formativas proporcionadas pelo curso de Licenciatura em Educação Física da Universidade Federal de Santa Maria implicam a qualificação do acadêmico para a docência na disciplina de Estágio Curricular Supervisionado (ECS). Os procedimentos metodológicos desenvolveram-se com base nos preceitos da pesquisa qualitativa por meio do estudo de caso. Na coleta de dados, utilizou-se a análise documental, questionário e entrevista semiestruturada, com este movimento, buscou-se compreender como a participação nos projetos de ensino, pesquisa e extensão anteriores e/ou paralelos ao período de estágio influencia os acadêmicos quando em sua atuação. A investigação possibilitou constatar que foram construídas relações diretas e indiretas entre a participação nos projetos de ensino, pesquisa e extensão, programas, núcleos, grupos de pesquisa e laboratórios1 e a atuação na disciplina de Estágio Curricular Supervisionado, propiciando segurança aos estagiários para atuar, fornecendo um acervo de atividades para utilização no estágio, auxiliando na resolução de problemas, na elaboração de planos de aula e planejamentos, contribuindo para modificar e adaptar atividades de acordo com a demanda, no controle da turma, nos conteúdos e problematizações. | por |
dc.publisher.country | Brasil | por |
dc.publisher.initials | UFSM | por |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::EDUCACAO FISICA | por |
dc.publisher.unidade | Centro de Educação Física e Desportos | por |