Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorSilva, Marcos Alexandre Rose
dc.creatorMallmann, Angelica Patricia
dc.date.accessioned2018-11-29T12:58:08Z
dc.date.available2018-11-29T12:58:08Z
dc.date.issued2017-06-23
dc.date.submitted2017
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/14979
dc.descriptionArtigo (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Artes e Letras, Curso de Especialização em Tecnologias da Informação e da Comunicação Aplicadas à Educação, EaD, RS, 2017.por
dc.description.abstractThe objective of this work is to investigate how Information and Communication Technologies (ICTs) can help the literacy process of students in elementary school, specifically the 1st Year. In this context, there was a bibliographical survey about the support of ICTs in education, especially games, and research on games that have the potential to support literacy. To verify the feasibility, some educational games were applied in the classroom, analyzing the results of the class. Considering the pre-session questionnaires it was detected that the majority of the class has access to computers, tablets or smartphones in their residences; However, there are indications that this technology has not been used naturally by them for educational purposes because they presented difficulties in the literacy during the activity and did not mention educational games in their preferences. Whereas, during the classes of this project, the development in the formation of words flowed constantly. This clue suggests the importance of teachers in presenting and motivating the use of educational games to students. In this way, Information and Communication Technologies (ICTs) are strong allies in the teaching-learning process of literacy, so much so that teachers can always innovate their lesson plans, as a way to motivate learners. In addition, parent / guardian partnership is also imperative.eng
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/*
dc.subjectAlfabetizaçãopor
dc.subjectTICs (Tecnologias de Informação e Comunicação)por
dc.subjectJogos educacionaispor
dc.subjectLiteracyeng
dc.subjectInformation and communication technologieseng
dc.subjectEducational gameseng
dc.titleJogos educacionais no processo de alfabetizaçãopor
dc.title.alternativeEducational games in the literacy processeng
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso de Especializaçãopor
dc.degree.localPolo de Constantina, RS, Brasilpor
dc.degree.specializationTecnologias da Informação e da Comunicação Aplicadas à Educação, EaDpor
dc.description.resumoO objetivo deste trabalho é investigar como as Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs) podem ajudar o processo de alfabetização dos estudantes no Ensino Fundamental, mais precisamente o 1ºAno. Neste contexto, houve o levantamento bibliográfico sobre o apoio das TICs na educação, em especial os jogos, e pesquisas sobre jogos que têm o potencial de auxiliar a alfabetização. Para verificar a viabilidade, foram aplicados alguns jogos educacionais em sala de aula, analisando os resultados da turma. Considerando os questionários pré-sessão foi detectado que a maioria da turma tem acesso a computadores, tablets ou smartphones em suas residências; contudo, há indícios de que essa tecnologia não tem sido utilizada naturalmente por eles para fins educativos, pois eles apresentaram dificuldades na lectoescrita durante a atividade e, não mencionaram jogos educativos em suas preferências. Visto que, durante as aulas deste projeto, o desenvolvimento na formação de palavras fluiu constantemente. Este indício sugere a importância dos professores em apresentar e motivar o uso dos jogos educacionais aos alunos. Desta forma, as Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs) são fortes aliadas no processo de ensino-aprendizagem da alfabetização, tanto é que os professores podem estar sempre inovando seus planos de aula, como forma de motivar os educandos. Além disto, a parceria dos pais/responsáveis também é imprescindível.por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.publisher.unidadeCentro de Artes e Letraspor


Arquivos deste item

Thumbnail
Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Acesso Aberto
Exceto quando indicado o contrário, a licença deste item é descrito como Acesso Aberto