Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorNunes, Raul Ceretta
dc.creatorCuppini, Renato
dc.date.accessioned2016-04-18T14:18:43Z
dc.date.available2016-04-18T14:18:43Z
dc.date.issued2011
dc.date.submitted2011
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/1497
dc.descriptionArtigo (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Tecnologia, Curso de Especialização em Mídias na Educação, EaD, RS, 2011.por
dc.description.abstractThe students of the Youth and Adult Education (EJA) are students that were excluded of the school and many of them even of the society. They are in process of acquisition of the reading and of the writing skills. Thinking about these students and in the today diversity of media and new technologies, this work looks like how we can improve the reading and written skill from computer usage. The challenge cross the field of how to work the EJA student in the computer laboratory, from the computer usage learn to building knowledge from interacting with machines. The pedagogic strategy was to introduce the student of the Totality 1(group corresponding to the years begins of the regular teaching) of the EJA in the use of the computer and make use of it as didactic resource, motivating the discovery and contributing to the construction of knowledge. Being used computers equipped with education software’s, with editors of texts and Internet, this work shows a new approach to improve the reading and written skills of the EJA students. At the end it is clear that the student do not recognizes the computer as a myth to be demystified but as an instrument capable to aid him in his/her life, in their studies and in his/her job, improving his/her life quality.eng
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectEJA (Educação de Jovens e Adultos)por
dc.subjectAulas de informáticapor
dc.subjectInformáticapor
dc.subjectEducaçãopor
dc.titleA informática aplicada a EJApor
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso de Especializaçãopor
dc.degree.localPolo de Santa Maria, RS, Brasilpor
dc.degree.specializationMídias na Educação, EaDpor
dc.description.resumoOs alunos da Educação de Jovens e Adultos (EJA) são alunos que de uma forma ou outra foram excluídos da escola e muitos até mesmo da sociedade. Muitos estão em processo de aquisição da leitura e da escrita. Pensando nestes alunos e na variedade de mídias e novas tecnologias que são apresentadas no dia a dia, este trabalho procura ressignificar a leitura e escrita através da utilização da informática. O desafio perpassa pelo campo de como trabalhar o aluno da EJA no laboratório de informática, desde as formas de como introduzi-los no uso dos computadores ao desenvolvimento do saber interagindo com as máquinas. A estratégia pedagógica foi introduzir o aluno da Totalidade 1 (turma correspondente aos anos iniciais do ensino regular) da EJA no uso da informática e utilizá-la como recurso didático, incentivando a descoberta e contribuindo para a construção do conhecimento. Utilizando-se de computadores equipados com softwares educacionais, com redatores de textos e interligados a rede mundial de computadores, este trabalho apresenta como ressignificar a leitura e a escrita dos alunos da EJA. Demonstra-se que o aluno reconhece o computador não mais como um mito a ser desmistificado e sim como um instrumento capaz de auxiliá-lo na sua vida, nos seus estudos e no seu emprego, melhorando sua qualidade de vida.por
dc.publisher.unidadeCentro de Tecnologiapor


Arquivos deste item

Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples