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dc.contributor.advisorFialho, Vanessa Ribas
dc.creatorLinassi, Priscila Silva
dc.date.accessioned2018-11-29T13:18:55Z
dc.date.available2018-11-29T13:18:55Z
dc.date.issued2017-06-23
dc.date.submitted2017
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/14980
dc.descriptionArtigo (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Artes e Letras, Curso de Especialização em Tecnologias da Informação e da Comunicação Aplicadas à Educação, EaD, RS, 2017.por
dc.description.abstractAccessibility possibilities in virtual learning environments become limited to the tools available in these environments, so these tools need adaptations. Thus, this work search to carry out research on technologies and inclusion by analyzing the potential of AVA for the access of deaf people, also as whether these resources can be adapted to meet learning needs. These problematizations lead to reflection of how AVA are collaborating in inclusive processes, as well as whether materials and actions with inclusive potential are being selected or even whether inclusive potential is taken into account for adaptation. The methodology used to perform the work was the exploratory research (Gil, 2007). This research sought to delineate the possibilities from the selection of a discipline chosen in a random way from the Specialization Course on Information and Communication Technology applied to Education, outlining possible limits and possibilities for adaptations aimed at the inclusion of students with deafness. Before the analysis and discussions it was possible to verify that the tools of the learning environments dont have options of adaptation or insertion of the resource to record a video, thus we need some external resources to the pages like the subtitle and the windows of Pounds. Thus, we try to make possible suggestions for adaption the tools used favoring learning processes that take into account the existing communication barriers in learn environments for deaf students.eng
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/*
dc.subjectSurdezpor
dc.subjectAcessibilidadepor
dc.subjectAVA (Ambientes Virtuais de Aprendizagem)por
dc.subjectDeafnesseng
dc.subjectAccessibilityeng
dc.titleO desafio da inclusão de estudantes surdos no AVA Moodlepor
dc.title.alternativeThe challenge of inclusion of deaf students in AVA Moodleeng
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso de Especializaçãopor
dc.degree.localPolo de Santana do Livramento, RS, Brasilpor
dc.degree.specializationTecnologias da Informação e da Comunicação Aplicadas à Educação, EaDpor
dc.description.resumoAs possibilidades de acessibilidade em ambientes virtuais de aprendizagem tornam-se limitadas diante das ferramentas disponíveis nestes ambientes, desta forma estes instrumentos necessitam de adaptações. Assim, este trabalho procurou realizar pesquisas sobre Tecnologias e inclusão analisando o potencial dos AVA para o acesso de pessoas com surdez, bem como, se estes recursos podem ser adaptados para atender às necessidades de aprendizagem. Estas problematizações levam à reflexão de como os AVA estão colaborando nos processos inclusivos, bem como se estão sendo selecionados materiais e ações com potencial inclusivo ou, até mesmo, se o potencial inclusivo é levado em consideração para realização de adaptação. A metodologia utilizada para realização do trabalho foi a pesquisa exploratória (Gil, 2007). Esta pesquisa procurou delianear as possibilidades a partir da seleção de uma disciplina do Curso de especialização de Tecnolocias da Informação e da Comunicação aplicadas a Educação, delineando possíveis limites e possibilidades para a realização de adaptações visando a inclusão de alunos com surdez. Diante das análises e discussões foi possível verificar que as ferramentas dos ambientes de aprendizagem não possuem opções de adaptação ou inserção do recurso para gravar um vídeo, assim necessitamos de alguns recursos externos às páginas como a legendagem e as janelas de Libras. Assim, procuramos realizar possíveis sugestões para a adaptação das ferramentas utilizadas favorencendo processos de aprendizagem que levem em consideração as barreiras comunicacionais existentes em ambientes de ensino aprendizagem para estudantes surdos.por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.publisher.unidadeCentro de Artes e Letraspor


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