Infância no currículo de formação de professores de Educação Física do CEFD/UFSM
Resumen
A formação inicial docente em educação física vem sofrendo, ao longo do tempo, mudanças referentes aos aspectos curriculares e epistemológicos. O currículo atual, implantado em 2005, foi elaborado em meio a um contexto de conflitos, marcado por ideias e concepções diferentes que ainda estão presentes no CEFD/UFSM. Diante disto os acadêmicos lidam com as mais diversas dúvidas que permeiam o percurso formativo. O currículo visto como um documento de fundamental importância tem sido alvo de questionamentos constantes. Estes questionamentos revelam algumas insatisfações em torno da estrutura curricular no que tange as disciplinas, os estágios, a fragmentação e lacunas do conhecimento, entre outras. Apesar da presença do professor de educação física junto a turmas escolares de crianças ser facultativa, temos como disciplina obrigatória o Estágio Curricular III – Anos Iniciais do Ensino Fundamental e um futuro campo de trabalho que exigirá conhecimentos referentes à infância. Neste sentido, esta pesquisa tem como objetivo principal analisar a relação que os formandos/2015 do Curso de Educação Física – Licenciatura Plena do Centro de Educação Física e Desportos da Universidade Federal de Santa Maria (CEFD/UFSM) estabeleceram entre os conteúdos do currículo de formação inicial e suas experiências docentes com crianças. Visando alcançar este objetivo será realizado um estudo descritivo, cujo processo de análise está assentado na hermenêutica crítica, através de entrevistas semi-estruturadas, aplicadas com acadêmicos do curso de Educação Física Licenciatura e que estejam cursando o último semestre da graduação. Através da análise e interpretação das narrativas foi possível inferir que os formandos/2015 do curso de Educação Física Licenciatura entrevistados, apresentaram dificuldade em relacionar suas experiências docentes com crianças com os conteúdos do currículo de formação inicial, que, para eles, é difícil estabelecer conexões desses conhecimentos com a realidade na qual a docência se materializa. De outra parte, o Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) representou, para alguns dos investigados, um espaço formativo muito importante sobrepondo-se até mesmo a disciplina de estágio supervisionado III.
Colecciones
- Educação Física Escolar [200]
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