Metas e estratégias do plano municipal de educação para a educação infantil do município de Santa Maria - RS
Resumo
Esta monografia objetiva analisar o Plano Municipal de Educação de Santa Maria-RS em relação as metas e estratégias para a Educação Infantil e busca responder como o referido Plano considera tais aspectos. Para tanto, se elegeu a pesquisa tipo estudo de caso por investigar um fenômeno contemporâneo em profundidade no seu contexto real, e o campo da pesquisa foi a Secretaria Municipal de Educação; o Conselho Municipal de Educação; a Câmara Municipal de Vereadores e uma escola pública de Educação Infantil de Santa Maria-RS. Optou-se pela pesquisa qualitativa para conhecer as concepções, por meio de entrevista semiestruturada dos 4 sujeitos responsáveis pelas instituições indicadas no campo de pesquisa. Procurou-se analisar e interpretar as mensagens orais coletadas no processo da análise de conteúdo. A monografia está organizada com a introdução e mais três capítulos, que apresentam respectivamente, a trajetória histórica da Educação Infantil reconhecendo as diferentes concepções de infância e de criança, os Planos de Educação nas três esferas governamentais, os resultados da pesquisa de campo e a conclusão. Como resultados mais importantes a pesquisa mostra que o município, através do PME, precisa realizar o credenciamento e autorização para o funcionamento das instituições da rede privada de EI, assim como precisa avaliar a demanda manifesta no município para contemplar as crianças de 0 a 6 anos de idade. Portanto, a meta 1 e suas estratégias estão de acordo com o que se busca num plano de Estado, construído em acordo com a legislação das três esferas, explicitando ações, de forma geral, daquilo que precisa ser feito na instância municipal.
Coleções
- Gestão Educacional [294]
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