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dc.contributor.advisorPereira, Sueli Menezes
dc.creatorCouto, Gislaine Rodrigues
dc.date.accessioned2018-12-03T09:54:53Z
dc.date.available2018-12-03T09:54:53Z
dc.date.issued2016-01-12
dc.date.submitted2016
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/15001
dc.descriptionMonografia (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação, Curso de Especialização em Gestão Educacional, RS, 2016.por
dc.description.abstractThis monography aims to analyze the Education Municipal Plan of Santa Maria-RS regarding the goals and strategies for Childhood Education and seeks to answer what proposes the said Plan considers such aspects. Therefore, it was used a case study research for investigating a contemporary phenomenon in its real context and the field of the research was the Municipal Department of Education; the Municipal Education Council; the City Council and a Childhood public school of Santa Maria-RS. It was used a qualitative research to know the conceptions, through semi-structured interview of 4 subjects responsible for the establishments mentioned in the search field. It was possible to analyze and interpret the oral or written messages collected at the this process content analysis. The monograph is organized with the introduction and three chapters that present the historical trajectory of Childhood Education knowing the different concepts of childhood and child, plans for Education in the three spheres of government, the field research results and conclusion. As most important results the research shows that the city, through the MPC (Municipal Plan for Childhood), need to carry out the accreditation and authorization for the operation of private network of institutions of CE (Childhood Education), as well as the need to evaluate the demand expressed in the city to take in children from 0-6 years old. So, the first goal and the strategies are in line with what is sought in a State Plan, built in accordance with the rules of the three spheres, explaining actions, in general, what needs to be done the municipal instance.eng
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/*
dc.subjectEducação infantilpor
dc.subjectPlano municipal de educaçãopor
dc.subjectPolíticas públicaspor
dc.subjectGestão educacionalpor
dc.subjectChildhood educationeng
dc.subjectMunicipal education planeng
dc.subjectPublic policyeng
dc.subjectEducational managementeng
dc.titleMetas e estratégias do plano municipal de educação para a educação infantil do município de Santa Maria - RSpor
dc.title.alternativeGoals and strategies of the education municipal plan for the childhood education from Santa Maria – RSeng
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso de Especializaçãopor
dc.degree.localSanta Maria, RS, Brasilpor
dc.degree.specializationGestão Educacionalpor
dc.description.resumoEsta monografia objetiva analisar o Plano Municipal de Educação de Santa Maria-RS em relação as metas e estratégias para a Educação Infantil e busca responder como o referido Plano considera tais aspectos. Para tanto, se elegeu a pesquisa tipo estudo de caso por investigar um fenômeno contemporâneo em profundidade no seu contexto real, e o campo da pesquisa foi a Secretaria Municipal de Educação; o Conselho Municipal de Educação; a Câmara Municipal de Vereadores e uma escola pública de Educação Infantil de Santa Maria-RS. Optou-se pela pesquisa qualitativa para conhecer as concepções, por meio de entrevista semiestruturada dos 4 sujeitos responsáveis pelas instituições indicadas no campo de pesquisa. Procurou-se analisar e interpretar as mensagens orais coletadas no processo da análise de conteúdo. A monografia está organizada com a introdução e mais três capítulos, que apresentam respectivamente, a trajetória histórica da Educação Infantil reconhecendo as diferentes concepções de infância e de criança, os Planos de Educação nas três esferas governamentais, os resultados da pesquisa de campo e a conclusão. Como resultados mais importantes a pesquisa mostra que o município, através do PME, precisa realizar o credenciamento e autorização para o funcionamento das instituições da rede privada de EI, assim como precisa avaliar a demanda manifesta no município para contemplar as crianças de 0 a 6 anos de idade. Portanto, a meta 1 e suas estratégias estão de acordo com o que se busca num plano de Estado, construído em acordo com a legislação das três esferas, explicitando ações, de forma geral, daquilo que precisa ser feito na instância municipal.por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.publisher.unidadeCentro de Educaçãopor


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  • Gestão Educacional [289]
    Coleção de trabalhos de conclusão do Curso de Especialização em Gestão Educacional.

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