dc.contributor.advisor | Lopes, Luis Felipe Dias | |
dc.creator | Zorzi, Leonice Marinês | |
dc.date.accessioned | 2018-12-03T12:19:22Z | |
dc.date.available | 2018-12-03T12:19:22Z | |
dc.date.issued | 2016-08-26 | |
dc.date.submitted | 2016 | |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufsm.br/handle/1/15005 | |
dc.description | Monografia (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação, Curso de Especialização em Gestão da Educação Municipal, EaD, RS, 2016. | por |
dc.description.abstract | The paper addresses some key aspects as the provision of early childhood education in the country, and especially in the municipality of Rondinha RS, considering the historical aspects, the real context, the goals of the National Plan and the Municipal Education Plan that deal with universal, quality, funding and training for Early Childhood Education. The implementation of policies aimed at improving the quality of education offered by educational institutions in accordance with the legal framework proposed by the Law of Guidelines and Bases of National Education, the National Curriculum Reference for Early Childhood Education, National Education Plan, Plan Municipal Education and the Pedagogical Proposal Politico. We questioned some procedure, and also pointed opinions that consider the trends regarding the prospects for full service and quality, in order to analyze early childhood education as a fundamental stage of basic education, its importance to the subject, as well as the training of professionals and the challenges for managers. The purpose of this study is to discuss the universalization of early childhood education in the pre-school stage, the expansion of care in the nursery stage, as well as the quality of care through the study of the early childhood school in the municipality context. | eng |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de Santa Maria | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ | * |
dc.subject | Educação infantil | por |
dc.subject | Legislação | por |
dc.subject | Formação profissional | por |
dc.subject | Gestão democrática | por |
dc.subject | Plano nacional e municipal de educação | por |
dc.subject | Early childhood education | eng |
dc.subject | Legislation | eng |
dc.subject | Professional qualification | eng |
dc.subject | Democratic management | eng |
dc.subject | National and municipal education plan | eng |
dc.title | Plano municipal de educação das metas nacionais às ações para a qualidade da educação infantil | por |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso de Especialização | por |
dc.degree.local | Polo de Santa Maria, RS, Brasil | por |
dc.degree.specialization | Gestão da Educação Municipal, EaD | por |
dc.description.resumo | O trabalho aborda alguns aspectos essenciais quanto à oferta da educação infantil no país, e, em especial no município de Rondinha RS, tendo em vista os aspectos históricos, o contexto real, as metas do Plano Nacional e do Plano Municipal de Educação que tratam da universalização, da qualidade, do financiamento e da formação profissional para a Educação Infantil. A implementação de políticas que objetivam a melhoria da qualidade da educação oferecida pelas instituições de educação infantil em consonância com os marcos legais propostos pela Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, pelo Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil, Plano Nacional de Educação, Plano Municipal de Educação e pela Proposta Político Pedagógica. Questionamos alguns procedimentos, e, também apontamos opiniões que consideram as tendências referentes às perspectivas para um atendimento pleno e de qualidade, com o objetivo de analisar a Educação Infantil como etapa fundamental da Educação Básica, sua importância para os sujeitos, como também a formação dos profissionais e os desafios para os gestores. A proposta deste estudo é discorrer sobre a universalização da educação infantil na etapa da pré-escola, a ampliação do atendimento na etapa creche, bem como a qualidade do atendimento, através do estudo do contexto da escola de educação infantil do município. | por |
dc.publisher.country | Brasil | por |
dc.publisher.initials | UFSM | por |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO | por |
dc.publisher.unidade | Centro de Educação | por |