Articulação ensino-serviço em saúde pública: indicadores da intervenção dos profissionais da estratégia de saúde da família acerca da violência envolvendo crianças e adolescentes
Resumo
A inserção dos profissionais da Residência Multiprofissional Integrada em Sistema Público de Saúde da Universidade Federal de Santa Maria, na área de concentração em Estratégia de Saúde da Família demonstrou um número expressivo de crianças e adolescentes vítimas de violência e as dificuldades de intervenção dos trabalhadores desse serviço em tais situações. Este artigo traz um relato da vivência de um Projeto de Intervenção do tipo capacitação, desenvolvido junto as Equipes de Saúde da Família acerca da violência envolvendo crianças e adolescentes. Para isso, fez-se uma discussão a partir de um recorte de três variáveis de uma Pesquisa desenvolvida pelos próprios profissionais da Residência Multiprofissional, que são: 1) atendeu ou identificou alguma criança ou adolescente vítima de violência na ESF; 2) se sente capacitado para atender crianças e adolescentes vítimas de violência; 3) existe um instrumento, protocolo ou registro formal para o atendimento de criança ou adolescente vítima de violência na ESF. Deste modo o objetivo desse estudo é demonstrar que a articulação Ensino-Serviço é uma metodologia capaz de aprimorar e fortalecer as práticas de atenção à saúde. Por conseguinte, entende-se que para que o cuidado em saúde seja resolutivo e integral, o processo de Educação Permanente além de ser um desafio é também uma necessidade no âmbito da Saúde Pública.