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dc.contributor.advisorKocourek, Sheila
dc.creatorCezar, Pamela Kurtz
dc.date.accessioned2016-04-18T15:03:23Z
dc.date.available2016-04-18T15:03:23Z
dc.date.issued2011-06-18
dc.date.submitted2011
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/1501
dc.descriptionArtigo (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Ciências da Saúde, Curso de Especialização em Residência Multiprofissional Integrada em Sistema Público de Saúde, RS, 2011.por
dc.description.abstractThe inclusion of professionals in the Integrated Multiprofessional Residency in Public Health System from Federal University of Santa Maria, in Strategy Family Health area showed a significant number of children and adolescents victims of violence and the difficulties that employees have in such situations. This article gives an account of the experience of Intervention Project-type training, developed with the Family Health Teams about violence involving children and adolescents. Thereunto, was made a discussion about the three variables developed by the Multidisciplinary Residency professionals, which are: 1) attended or identified any child or adolescent victim of violence in the FHS; 2) feel able to care for children and adolescents victims of violence; 3) there is an instrument, protocol or formal record for the care of child or adolescent victim of violence in the FHS. Thus, the objective of this study is to demonstrate that the joint-service education is a methodology that can improve and strengthen the practices of health care. Therefore, it is understood that for health care be resolute and comprehensive, the process of a continuing education in addition to be a challenge is also a need in the public health.eng
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectEnsino-serviçopor
dc.subjectSaúde da famíliapor
dc.subjectViolênciapor
dc.subjectCriançaspor
dc.subjectAdolescentespor
dc.titleArticulação ensino-serviço em saúde pública: indicadores da intervenção dos profissionais da estratégia de saúde da família acerca da violência envolvendo crianças e adolescentespor
dc.title.alternativeJoint service-learning in public health: indicators of intervention strategy for health professionals on the family violence involving children and adolescentseng
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso de Especializaçãopor
dc.degree.localSanta Maria, RS, Brasil.por
dc.degree.specializationResidência Multiprofissional Integrada em Sistema Público de Saúdepor
dc.description.resumoA inserção dos profissionais da Residência Multiprofissional Integrada em Sistema Público de Saúde da Universidade Federal de Santa Maria, na área de concentração em Estratégia de Saúde da Família demonstrou um número expressivo de crianças e adolescentes vítimas de violência e as dificuldades de intervenção dos trabalhadores desse serviço em tais situações. Este artigo traz um relato da vivência de um Projeto de Intervenção do tipo capacitação, desenvolvido junto as Equipes de Saúde da Família acerca da violência envolvendo crianças e adolescentes. Para isso, fez-se uma discussão a partir de um recorte de três variáveis de uma Pesquisa desenvolvida pelos próprios profissionais da Residência Multiprofissional, que são: 1) atendeu ou identificou alguma criança ou adolescente vítima de violência na ESF; 2) se sente capacitado para atender crianças e adolescentes vítimas de violência; 3) existe um instrumento, protocolo ou registro formal para o atendimento de criança ou adolescente vítima de violência na ESF. Deste modo o objetivo desse estudo é demonstrar que a articulação Ensino-Serviço é uma metodologia capaz de aprimorar e fortalecer as práticas de atenção à saúde. Por conseguinte, entende-se que para que o cuidado em saúde seja resolutivo e integral, o processo de Educação Permanente além de ser um desafio é também uma necessidade no âmbito da Saúde Pública.por
dc.publisher.unidadeCentro de Ciências da Saúdepor


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