dc.contributor.advisor | Pereira, Adriana Soares | |
dc.creator | Moreira, Patrízia Machado Pessoa Moreira | |
dc.date.accessioned | 2018-12-05T12:54:52Z | |
dc.date.available | 2018-12-05T12:54:52Z | |
dc.date.issued | 2017-06-24 | |
dc.date.submitted | 2017 | |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufsm.br/handle/1/15026 | |
dc.description | Artigo (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Artes e Letras, Curso de Especialização em Tecnologias da Informação e da Comunicação Aplicadas à Educação, EaD, RS, 2017. | por |
dc.description.abstract | This article has as main objective to show how the teachers of a public high school use Moodle as
support to the teaching-learning process. Based on this research it was possible to identify which tools
are used by the teachers in the support to face-to-face teaching, as well as the vision regarding the
AVA Moodle interface design, usability of the virtual learning environment as well as the functionality
of the resources. The questionnaire was used to collect data and then analyze the results. With the
results obtained it was possible to highlight the main forms of interactions carried out by teachers with
their students through the virtual learning environment Moodle, as well as knowing the positive and
negative points that teachers identify when interacting with their students through the learning
platform. Although technologies in the midst of education are consolidated, it is important to know
clearly the potentialities of the platform resources so that teachers can create teaching strategy and
thus consolidating effective learning. Finally, this research contributed to reflect on the use of the
teaching-learning platform in high school and provide new insights regarding Moodle. | eng |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de Santa Maria | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ | * |
dc.subject | Ensino e aprendizagem | por |
dc.subject | Moodle | eng |
dc.subject | Ambiente virtual de aprendizagem | por |
dc.subject | Teaching-learning | eng |
dc.subject | Virtual learning environment | eng |
dc.title | Utilização do moodle numa escola pública de ensino médio como apoio ao processo de ensino aprendizagem | por |
dc.title.alternative | Ulitisation of moodle in a school education middle school to support the teaching-learning process | eng |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso de Especialização | por |
dc.degree.local | Polo de Constantina, RS, Brasil | por |
dc.degree.specialization | Tecnologias da Informação e da Comunicação Aplicadas à Educação, EaD | por |
dc.description.resumo | Esse artigo tem como principal objetivo evidenciar de que forma os professores de uma escola
pública de ensino médio utilizam o Moodle como apoio ao processo de ensino-aprendizagem. Com
base nessa pesquisa, foi possível identificar quais as ferramentas que são utilizadas pelos
professores no apoio ao ensino presencial, assim como a visão em relação ao design da interface
AVA Moodle, usabilidade do ambiente virtual de aprendizagem, assim como a funcionalidades dos
recursos. Utilizou-se o questionário para coleta dos dados e posteriormente análise dos resultados.
Com os resultados obtidos foi possível evidenciar as principais formas de interações realizadas pelos
professores com seus alunos por meio do ambiente virtual de aprendizagem Moodle, assim como
conhecer os pontos positivos e negativos que os professores identificam quando interagem com seus
alunos através da plataforma de aprendizagem. Embora as tecnologias no meio da educação estejam
consolidadas, é importante conhecer de forma clara as potencialidades dos recursos da plataforma
para que os professores possam criar estratégia de ensino e, assim, consolidar uma aprendizagem
efetiva. Por fim esta pesquisa contribuiu para refletirmos sobre o uso da plataforma de ensinoaprendizagem no ensino médio e proporcionar novos olhares em relação ao Moodle. | por |
dc.publisher.country | Brasil | por |
dc.publisher.initials | UFSM | por |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO | por |
dc.publisher.unidade | Centro de Artes e Letras | por |