Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorPereira, Adriana Soares
dc.creatorMoreira, Patrízia Machado Pessoa Moreira
dc.date.accessioned2018-12-05T12:54:52Z
dc.date.available2018-12-05T12:54:52Z
dc.date.issued2017-06-24
dc.date.submitted2017
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/15026
dc.descriptionArtigo (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Artes e Letras, Curso de Especialização em Tecnologias da Informação e da Comunicação Aplicadas à Educação, EaD, RS, 2017.por
dc.description.abstractThis article has as main objective to show how the teachers of a public high school use Moodle as support to the teaching-learning process. Based on this research it was possible to identify which tools are used by the teachers in the support to face-to-face teaching, as well as the vision regarding the AVA Moodle interface design, usability of the virtual learning environment as well as the functionality of the resources. The questionnaire was used to collect data and then analyze the results. With the results obtained it was possible to highlight the main forms of interactions carried out by teachers with their students through the virtual learning environment Moodle, as well as knowing the positive and negative points that teachers identify when interacting with their students through the learning platform. Although technologies in the midst of education are consolidated, it is important to know clearly the potentialities of the platform resources so that teachers can create teaching strategy and thus consolidating effective learning. Finally, this research contributed to reflect on the use of the teaching-learning platform in high school and provide new insights regarding Moodle.eng
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/*
dc.subjectEnsino e aprendizagempor
dc.subjectMoodleeng
dc.subjectAmbiente virtual de aprendizagempor
dc.subjectTeaching-learningeng
dc.subjectVirtual learning environmenteng
dc.titleUtilização do moodle numa escola pública de ensino médio como apoio ao processo de ensino aprendizagempor
dc.title.alternativeUlitisation of moodle in a school education middle school to support the teaching-learning processeng
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso de Especializaçãopor
dc.degree.localPolo de Constantina, RS, Brasilpor
dc.degree.specializationTecnologias da Informação e da Comunicação Aplicadas à Educação, EaDpor
dc.description.resumoEsse artigo tem como principal objetivo evidenciar de que forma os professores de uma escola pública de ensino médio utilizam o Moodle como apoio ao processo de ensino-aprendizagem. Com base nessa pesquisa, foi possível identificar quais as ferramentas que são utilizadas pelos professores no apoio ao ensino presencial, assim como a visão em relação ao design da interface AVA Moodle, usabilidade do ambiente virtual de aprendizagem, assim como a funcionalidades dos recursos. Utilizou-se o questionário para coleta dos dados e posteriormente análise dos resultados. Com os resultados obtidos foi possível evidenciar as principais formas de interações realizadas pelos professores com seus alunos por meio do ambiente virtual de aprendizagem Moodle, assim como conhecer os pontos positivos e negativos que os professores identificam quando interagem com seus alunos através da plataforma de aprendizagem. Embora as tecnologias no meio da educação estejam consolidadas, é importante conhecer de forma clara as potencialidades dos recursos da plataforma para que os professores possam criar estratégia de ensino e, assim, consolidar uma aprendizagem efetiva. Por fim esta pesquisa contribuiu para refletirmos sobre o uso da plataforma de ensinoaprendizagem no ensino médio e proporcionar novos olhares em relação ao Moodle.por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.publisher.unidadeCentro de Artes e Letraspor


Arquivos deste item

Thumbnail
Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Acesso Aberto
Exceto quando indicado o contrário, a licença deste item é descrito como Acesso Aberto