Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorMinuzzi, Reinilda de Fátima Berguenmayer
dc.creatorVenturini, Aline Dal Bem
dc.date.accessioned2018-12-05T14:13:53Z
dc.date.available2018-12-05T14:13:53Z
dc.date.issued2017-06-23
dc.date.submitted2017
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/15029
dc.descriptionArtigo (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Artes e Letras, Curso de Especialização em Tecnologias da Informação e da Comunicação Aplicadas à Educação, EaD, RS, 2017.por
dc.description.abstractSchool inclusion presupposes much more than the right to a place in a regular educational institution. It assists in the process of teaching and learning and includes the student's right to count on different pedagogical alternatives, according to their specificities, thus becoming subject in the construction of knowledge. In this study, we seek to show cinema as a technological tool that is present in the spaces / times of education, as in a school, facilitating inclusion processes. In this perspective, it is a matter of understanding and highlighting the importance of the inclusion and adaptation of students with disabilities to the technological tools developed through the cinema, since cinema emphasizes in the school scene and in education, new potentialities to be developed In the classroom. It has been found that providing experiences with cinema is a way of creating, multiplying possibilities, inspirations and research because elements of the history and language of cinema are introduced as facilitators and liberators for the imagination.eng
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/*
dc.subjectEducação inclusivapor
dc.subjectTICs (Tecnologias de Informação e Comunicação)por
dc.subjectCinemapor
dc.subjectInclusive educationeng
dc.subjectInformation and communication technologieseng
dc.titleCinema como ferramenta tecnológica na educação inclusiva de alunos com deficiênciapor
dc.title.alternativeCinema as a technological tool in the inclusive education of students with disabilitieseng
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso de Especializaçãopor
dc.degree.localPolo de Restinga Seca, RS, Brasilpor
dc.degree.specializationTecnologias da Informação e da Comunicação Aplicadas à Educação, EaDpor
dc.description.resumoA inclusão escolar pressupõe muito mais do que o direito a uma vaga em uma instituição de ensino regular. Ela auxilia no processo de ensino e aprendizagem e engloba o direito do aluno de contar com alternativas pedagógicas diversas, de acordo com suas especificidades, tornando-se assim sujeito na construção do saber. Busca-se, neste estudo, a partir de uma revisão de literatura, evidenciar o cinema como sendo uma ferramenta tecnológica que está presente nos espaços/tempos da educação, como em uma escola, facilitando processos de inclusão. Nessa perspectiva, trata-se de compreender e destacar a importância da inclusão e da adaptação dos alunos com deficiência frente às ferramentas tecnológicas que se desenvolve por meio do cinema, visto que o cinema ressalta no cenário escolar e na educação, novas potencialidades a serem desenvolvidas em sala de aula. Verificou-se que propiciar experiências com cinema é uma forma de criar, multiplicar possibilidades, inspirações e pesquisas pois são introduzidos elementos da história e linguagem do cinema como facilitadores e libertadores para a imaginação.por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.publisher.unidadeCentro de Artes e Letraspor


Arquivos deste item

Thumbnail
Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Acesso Aberto
Exceto quando indicado o contrário, a licença deste item é descrito como Acesso Aberto