Os bebês nos diferentes espaços coletivos da escola infantil
Resumo
A presente pesquisa aborda a educação de bebês dentro das Escolas de Educação Infantil e suas relações com os espaços coletivos. Nesse sentido, buscou-se compreender a visão de professores e gestores em relação as concepções de bebê e de espaço, além de analisar a ocupação dos espaços coletivos pelos bebês. O estudo aborda questões ligadas aos bebês como especificidades da faixa etária, rotina de um berçário, autonomia, organização do espaço, integração com outras crianças e ambientes, possibilidades oferecidas, as diferentes linguagens e potencialidades dos bebês e a utilização dos espaços coletivos da escola. Além disso, apresenta práticas inspiradoras com os bebês na ocupação de todos os ambientes da mesma. Os conceitos que sustentam esta pesquisa estão baseados em reflexões de aporte teórico de autores como Barbosa (2008, 2010), Horn (2004, 2015), Rinaldi (2012), Gandini (1999), Oliveira (2012), Fochi (2014) e Gobatto (2013), além de contribuições advindas da legislação educacional vigente no Brasil. O estudo desenvolveu-se pela observação e interpretação das experiências que emergiram no cotidiano dos Berçários das Escolas Municipais de Cruzeiro do Sul/RS, numa pesquisa de cunho fenomenológica, tratando de experiências vividas no coletivo e também no individual de cada grupo de crianças. Após análise dos dados, foi possível obter a visão que se tem dos bebês nas escolas de educação infantil no contexto do município pesquisado. Embasam-se as reflexões nos atuais estudos sobre bebês no espaço acadêmico, acreditando nas suas potencialidades diante do cenário educacional, a busca pelo novo e a curiosidade que move os bebês para descobrir cada dia mais.
Coleções
Os arquivos de licença a seguir estão associados a este item: