Políticas públicas e gestão educacional: aprendizagens na formação inicial
Abstract
Este trabalho insere-se a linha de pesquisa Políticas Públicas e Gestão Educacional do Curso de Especialização em Gestão Educacional, do Centro de Educação, da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). Nesta investigação tivemos como objetivo compreender as concepções dos professores sobre políticas públicas e gestão educacional e sua importância para a formação do pedagogo. Este estudo caracteriza-se como uma pesquisa qualitativa a qual se desenvolveu a partir da abordagem narrativa sociocultural, baseada nas narrativas/vozes dos professores formadores do Curso de Pedagogia (diurno). Os principais autores que balizaram a pesquisa foram Marcelo García (1999); Lück (2006, 2007 e 2008); Libâneo (2005); Alarcão (2001); Isaia e Bolzan (2004), Bolzan (2009); para os estudos metodológicos partimos das investigações de Bauer e Gaskell (2002); Sarmento (1994); Cellard (2008); Flick (2004 e 2006); Lück (2009); Bolzan (2006), entre outros. Diante disso, o estudo apresenta duas categorias, sendo elas, Gestão Educacional e Políticas Públicas. A Gestão Educacional diz respeito à concepção dos professores sobre gestão educacional, a importância do conceito de gestão educacional para a formação do pedagogo, a organização disciplinas que abordam o conceito de gestão educacional no currículo do curso de Pedagogia e as estratégias utilizadas pelos professores em sala de aula para que os estudantes tenham maior compreensão dos conceitos de gestão educacional. E as Políticas Públicas, que refere-se a concepção dos professores sobre políticas públicas, a importância do conceito de políticas públicas para a formação do pedagogo, a organização disciplinas que abordam o conceito de políticas públicas no currículo do curso de Pedagogia e as estratégias utilizadas pelos professores em sala de aula para que os estudantes tenham maior compreensão dos conceitos de políticas públicas. A partir desta pesquisa foi possível evidenciar que a maioria dos professores compreendem a gestão educacional como a organização da instituição escolar e que também acontece dentro da sala de aula. Porém, alguns professores entendem a gestão educacional como organização institucional, não mencionando em nenhum momento a sua realização/efetivação dentro da sala de aula, ainda destacamos que estes professores não conhecem a matriz curricular do curso e não sabem em quais semestres se encontram as disciplinas que abordam os conceitos de gestão educacional e políticas públicas. Observamos ainda, que os professores tentam trazer em suas aulas muitos exemplos do dia-a-dia que possam relacionar com os conceitos teóricos, possibilitando diferentes situações e discussões para os estudantes, apesar das disciplinas em que atuam não trazerem em sua ementa os conceitos de gestão educacional e políticas públicas. Assim, diante das narrativas e do estudo realizado, percebemos algumas lacunas na formação inicial, ficando evidente a necessidade de repensar o currículo do curso de Pedagogia e refletir sobre a formação docente. Ainda evidenciamos a importância de todos os professores que atuam nas disciplinas do curso de Pedagogia conhecer o currículo, para que possam fazer um trabalho em conjunto com os outros professores, dialogando com as outras disciplinas proporcionando assim, uma aprendizagem significativa para os estudantes em formação inicial.
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- Gestão Educacional [290]
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