Engajamento e ambientes virtuais imersivos: uma proposta de diretrizes
Abstract
Diante da dificuldade existente no envolvimento do estudante e com a constante busca por
recursos educacionais tecnológicos envolventes, este estudo objetivou a elaboração de
diretrizes para o desenvolvimento de ambientes virtuais imersivos envolventes. Para tanto, as
etapas metodológicas utilizadas foram, coleta de dados da Teoria do Engajamento; Opinião
dos profissionais e experimento com estudantes; compilação dos dados e elaboração das
diretrizes; validação e aplicação das mesmas. Desta forma, foi possível identificar 15
diretrizes cujas características apontam para as melhores práticas para fomentar o
engajamento no interior de ambientes virtuais envolventes (de acordo com os dados
coletados). Por conseguinte, foi conduzida uma avaliação, a qual foi realizada por intermédio
de um questionário virtual encaminhado a profissionais da área de Tecnologia da Informação
da Universidade Federal de Santa Maria e Universidade Federal do Rio Grande do Sul. O
universo de pesquisa compreendeu oito respostas. Desta forma, o questionário foi a
ferramenta metodológica que norteou esta avaliação, sendo que sua elaboração visou
mensurar questões relativas à utilidade, adequação e clareza. Por fim, a validação resultou em
uma pontuação média geral de 6.35/7.00. Neste contexto, pode-se concluir que o conjunto de
diretrizes representa um instrumento relevante para auxiliar projetistas e desenvolvedores de
Ambientes Virtuais Imersivos Envolventes.
Collections
The following license files are associated with this item: