Oficinas pedagógicas como estratégia para a promoção da saúde na formação docente continuada
Resumo
Este estudo é fruto de uma pesquisa-ação desenvolvida em uma escola pública estadual, na qual a promoção da saúde foi tema norteador da formação docente continuada. Participaram quatorze professoras de diversas áreas, atuantes nos últimos anos do ensino fundamental. O objetivo foi analisar a contribuição das oficinas pedagógicas sobre a temática promoção da saúde na prática pedagógica e no desenvolvimento profissional docente. Para registro dos dados, utilizou-se a observação participante, o diário de campo, questionários com questões abertas e entrevista semiestruturada, que foram analisados conforme seu conteúdo. O estudo foi organizado em três ciclos de oficinas durante três anos consecutivos. O primeiro ciclo de oficinas voltou-se à instrumentalização, estudo e reflexões sobre temas relacionados à promoção da saúde dos alunos, tais como imagem corporal, atividade física e nutrição. As docentes foram capazes de pensar em meios de abordar os temas junto a seus conteúdos disciplinares e acreditam que a sua abordagem promove maior significação dos conteúdos escolares. No segundo ciclo de oficinas, o objetivo foi fomentar a construção e o desenvolvimento de estratégias de ensino aprendizagem contextualizadas com a promoção da saúde. As docentes desenvolveram três projetos individuais e um projeto interdisciplinar; observaram que a contextualização, de fato, promove maior significação e compreensão dos conteúdos, além de despertar o interesse e a motivação dos alunos, promover a autonomia e a mudança de comportamento. Os trabalhos por projetos apresentaram obstáculos, tais como tempo restrito diante das demais exigências do currículo, resistência inicial dos alunos, falta de apoio e resistência de alguns professores, entre outras dificuldades, porém não impediram o seu andamento. Apesar de apenas um projeto interdisciplinar ter sido desenvolvido, a maior parte das docentes o considera vantajoso para a aprendizagem, por evidenciar as relações entre os diferentes conteúdos e a realidade; e enriquecer as relações interpessoais e interações sociais, porém, os entraves são significativos. No terceiro ciclo, as oficinas objetivaram promover a reflexão sobre a prática pedagógica através da escrita e construção de trabalhos científicos a partir das práticas pedagógicas contextualizadas. As docentes produziram artigos e resumos, transcrevendo suas práticas e os apresentaram em evento científico, um deles foi publicado em periódico. O processo de escrita promoveu a avaliação das práticas realizadas, a percepção de dificuldades e necessidades, a incorporação de novas estratégias de ensino aprendizagem e pressupostos como o da contextualização, fomentando as inovações e a motivação docente. De maneira participativa, construtiva e reflexiva, as oficinas contribuíram para o desenvolvimento de ações de promoção da saúde na escola e para a produção de conhecimento pedagógico. No entanto, a prática interdisciplinar ainda se constitui um desafio para a maioria das docentes, que alegaram a falta de tempo para construir e desenvolver atividades integradas.
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