Aprendendo uma cultura de paz na educação infantil: limites, possibilidades e desafios

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Date
2005-08-08Author
Cantarelli, Rosiclér de Fátima Pinheiro
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Este estudo busca compreender como os educadores e educandos das classes de Educação Infantil podem aprender uma cultura de paz no ambiente escolar. Aponta-se a Educação para a paz como possibilidade para uma infância e uma sociedade mais humanizada, entendendo que violência e paz são aprendidas culturalmente e têm relação com a política, a economia, a organização social e a educação. Esta pesquisa caracteriza-se, metodologicamente, pelo estudo de caso e alicerça-se, principalmente, à luz dos escritos de Paulo Freire e autores afins, que defendem a educação como um processo de humanização. Contribuem ainda, autores como Guimarães e Xésus Jares que apontam para uma concepção de paz, relacionada à justiça social. Entende-se que as ações docentes têm revelado, em alguns momentos, práticas que possibilitam a aprendizagem de uma cultura de paz; em outros, práticas que contribuem para a desumanização, sinalizando que os educadores, na maioria das vezes, não têm clareza do porquê e do para quê estão direcionando sua ação. Aponta-se ainda a necessidade de que os profissionais ampliem sua compreensão sobre a criança para além do aspecto legal. A concepção de paz também suscita clareza e aprofundamento, e precisa ser entendida como uma prática cultural passível de aprendizagem.
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- Gestão Educacional [298]