A política pública de progressão continuada no ciclo de alfabetização: estudo em uma escola pública da rede estadual de Santa Maria/RS
Abstract
Este trabalho tem como objetivo analisar o processo de alfabetização dos alunos dos terceiros anos do Ensino Fundamental da Escola Estadual de Educação Básica Augusto Ruschi, localizada no município de Santa Maria/RS, considerando o regime de Progressão Continuada no ano de 2015 e os reflexos da implementação desta Política Pública. Para a realização desse trabalho optou-se pela abordagem quantiqualitativa, com estudo de caso, por se tratar do estudo específico de um contexto, uma escola da rede pública estadual, utilizando-se de: Yin (2001), Gil (1995), Chizzotti (2006) e Ventura (2007). Inicialmente foram realizadas leituras e reflexões com autores, cujas obras fazem uma retomada histórica da educação relacionando com o regime de Progressão Continuada como uma política pública e dos conceitos de alfabetização, bem como, documentos oficiais: Constituição Federal (1988), LDBEN nº 9.394/96, Resoluções, Pareceres, Decretos, entre outros que compõem os marcos legais. Como instrumentos de coleta de dados elegeram-se entrevistas, com roteiro previamente elaborado pela pesquisadora, com as professoras dos terceiros anos e coordenadora pedagógica responsável pelos Anos Iniciais nos anos de 2015 e 2016 e aplicação de atividades avaliativas nas turmas de terceiros anos do Ensino Fundamental, considerando esse como o último ano do ciclo de alfabetização. Utilizou-se a análise de conteúdo como metodologia já que conforme estudos de Bardin (1977) permite analisar criticamente, de forma ampla, tanto as falas como os sentidos dos objetos que constituem a referida pesquisa. Após análise dos dados, conclui-se que há descontinuidade nas políticas públicas de educação, referentes à dificuldade de implementação da legislação, inclusive no caso aqui apresentado, com a falta de recursos para a criação de apoio pedagógico nas escolas, atendendo o regime de Progressão Continuada. Porém, há um empenho por parte dos docentes em tentar suprir as lacunas dos alunos que chegam aos terceiros anos com dificuldades de aprendizagem e a escola pesquisada busca a interlocução com a comunidade na busca de atender as necessidades dos discentes.
Collections
The following license files are associated with this item: