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dc.creatorCarvalho, Marcio Luciano Costa de
dc.date.accessioned2018-12-26T10:43:17Z
dc.date.available2018-12-26T10:43:17Z
dc.date.issued2018-02-26
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/15169
dc.description.abstractThis research has been carried out in the first academic term in 2017 with a 6th-semester Mathematics students in Santa Maria Federal University. The studied comprised 29 subjects with an age average of 25 years. In this work, we intend to offer an alternative path for teaching and learning wave mechanics and acoustic in university formation using novel technological resources. The purpose is to supply contributions to the processes of higher education to augment the practices of different learning alternatives in a way that it can serve as a framework of contextualized activities for phases of classroom teaching. The present research can be framed within the qualititative action research based on Vigotsky theory applied to teaching. In this way, it is intended to give means for the student learning by employing social interactions generated by the students and mediated by the lecturer and that the learners have the possibilty to grasp meanings of physical concepts shared by the academic community and their representations through mathematical interpretation of signs and, in this way, promoting the rebuilding of internal concepts and sharing of them. Therefore, this work can refer to activities which aim to favour the acquisition of new knowledge relating the theory studied in lectures with the application of concepts in experimental tasks and using ICT (Information and Communication Technologies) and computer programming languages for modelling. Through careful observation of student classroom work and interests, questionnaires and analysis of Python computer codes and also the graded from written examination papers, we have obtained promising results that the teaching proposal shown in this work contribute to the processes of student knowledge retention. Following this, we highlight the collaboration of this approach in building up the critical posture of students during the learning and teaching processes.eng
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPESpor
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/*
dc.subjectEnsino de física novas tecnologiaspor
dc.subjectEnsino de mecânica ondulatóriapor
dc.subjectEnsino de acústicapor
dc.subjectTIC em ensinopor
dc.subjectPhysics teachingeng
dc.subjectNew technologieseng
dc.subjectWave mechanics teachingeng
dc.subjectAcoustic teachingeng
dc.subjectICT in physics teachingeng
dc.titleUma proposta de ensino de Mecânica Ondulatória e Acústica na formação universitária empregando TICpor
dc.title.alternativeA proposal for teaching wave mechanics and acoustics in university by using ICTeng
dc.typeDissertaçãopor
dc.description.resumoEsta pesquisa foi realizada no primeiro semestre de 2017, em uma turma do sexto semestre do curso de Matemática da Universidade Federal de Santa Maria, RS, composta por 29 alunos com uma média de idade de 25 anos. Neste trabalho tem-se como proposta oferecer um caminho alternativo que viabiliza a exploração de novas possibilidades para o ensino de Mecânica Ondulatória e Acústica na formação universitária, com a utilização de recursos tecnológicos. O objetivo é fornecer subsídios que possam contribuir com o processo de formação de profissionais da área de educação, ampliando o seu olhar sobre diferentes alternativas de ensino, com uma proposta que poderá servir como um referencial de atividade contextualizada para o andamento dos conteúdos em sala de aula. A presente pesquisa pode ser enquadrada dentro da perspectiva qualitativa do tipo pesquisa-ação e foi organizada com base na teoria apresentada por Vigotsky, aplicadas a área do ensino. Desta forma, pretende-se fornecer meios para que os alunos, através de interações sociais orientadas pela figura do professor, tenham a possibilidade de captar os significados de conceitos físicos compartilhados pela comunidade acadêmica e suas representações através de signos matemáticos, promovendo a reconstrução interna e o compartilhamento conceitual. Assim, este trabalho pode servir como um referencial de atividades que busca favorecer a aquisição de novos saberes, relacionando a teoria estudada em sala de aula, com a realização de atividades experimentais e as tecnologias da informação e comunicação (TIC), a exemplo, utilização de uma linguagem de programação. Através da observação da participação e interesse dos alunos, aplicação de questionários, análise de rotinas de programação no Python e desempenho dos discentes na prova escrita sobre os temas propostos, obteve-se um indicativo de que a proposta de ensino apresentada neste trabalho contribui para o processo de retenção de conhecimentos dos alunos. Seguindo este viés, destaca-se a colaboração desta abordagem para o desenvolvimento do senso crítico dos discentes durante o processo de ensino-aprendizagem.por
dc.contributor.advisor1Lüdke, Everton
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8399842157129152por
dc.contributor.referee1Cesar de Oliveira Lobo
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5311120337537777por
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/8831772460301888por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.departmentEducaçãopor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educação Matemática e Ensino de Físicapor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.publisher.unidadeCentro de Ciências Naturais e Exataspor


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