Mostrar registro simples

dc.creatorParra, Maurício Rodrigues
dc.date.accessioned2019-01-02T14:52:34Z
dc.date.available2019-01-02T14:52:34Z
dc.date.issued2018-06-22
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/15187
dc.description.abstractThe present dissertation makes a quanti-qualitative analysis of the scientific production of the Federal University of Pampa - UNIPAMPA, related to the courses in the area of Education and Education in Natural Sciences, being two Graduations, one Specialization and one Master, from their Final Works, from its creation until the year 2017, when the University completes ten years of existence. For the accomplishment of this work the database was used available in the institutional repository of the University and the method of evaluation was through Scientometry. In this sense the present work is composed of two manuscripts, the first one is a bibliographical revision on information science, where an analysis is made on the origin and evolution of Scientometry as an area of science and its trajectory in Brazil and its importance for teaching processes. From this important foundation, the second manuscript is developed, where the analyzes of the academic productions of UNIPAMPA, the main objective of this Dissertation, are carried out. In this study 152 academic productions were observed, being 73 Completion Works, 43 Specialization Monographs and 36 Master's Dissertations. The small number of Egressos in relation to the number of Tickets stands out, fact that emphasizes in the Graduation. There is a superiority of women in the courses observed; are adopted qualitative methodologies in most of the works, and that different themes are addressed, but with emphasis on those related to education and teaching practice, given that they are coherent because they are courses aimed at Teaching. But it can not be said that there are saturated areas, but rather a little more addressed and there are still many lines of research that need to be more stimulated and studied within this institution. Based on the results obtained in this research, it was possible to have a panorama of the scientific production in the Graduations and Postgraduate studies investigated and of the important role of the Final Works of Course have and that should be significant both for the question of the professional teacher, but also socially relevant.eng
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/*
dc.subjectEnsino de ciênciaspor
dc.subjectQuanti-qualitativapor
dc.subjectCienciometriapor
dc.subjectUNIPAMPApor
dc.subjectScience teachingeng
dc.subjectQuanti-qualitativeeng
dc.subjectScientometryeng
dc.titleAvaliação da produção acadêmica na graduação e pós-graduação na área de ciências da natureza, da Universidade Federal do Pampapor
dc.title.alternativeAnalysis of academic production in the graduation and post-graduation of natural sciences in UNIPAMPAeng
dc.typeDissertaçãopor
dc.description.resumoA presente Dissertação realiza uma análise quanti-qualitativa da produção científica da Universidade Federal do Pampa – UNIPAMPA, relacionada aos cursos da área de Ensino e Educação em Ciências da Natureza, sendo duas Graduações, uma Especialização e um Mestrado, a partir dos seus Trabalhos Finais, desde a sua criação até o ano de 2017, quando a Universidade completa dez anos de existência. Para a realização deste trabalho foi utilizado o banco de dados disponível no repositório institucional da Universidade e o método de análise foi através da Cienciometria. Nesse sentido o presente trabalho é composto por dois manuscritos, o primeiro trata-se de uma revisão bibliográfica sobre a ciência da informação, onde é realizada uma análise sobre a origem e evolução da Cienciometria como área das ciências e sua trajetória no Brasil e sua importância para os processos de ensino. A partir desse importante embasamento desenvolve-se o segundo manuscrito, onde são efetuadas as análises das produções acadêmicas da UNIPAMPA, objetivo principal dessa Dissertação. Nesse estudo foram observadas 152 produções acadêmicas, sendo 73 Trabalhos de Conclusão de Curso, 43 Monografias de Especialização e 36 Dissertações de Mestrado. Destaca-se o pequeno número de Egressos em relação ao número de Ingressos, fato esse que acentua-se na Graduação. Há uma superioridade de mulheres nos cursos observados; foram adotadas metodologias qualitativas na maioria dos trabalhos, e que diferentes temas são abordados, mas com destaque para os relacionados à educação e a prática docente, dado coerente com as características dos cursos que são voltados ao Ensino, mas não se pode afirmar que existem áreas saturadas, mas sim um pouco mais abordadas e ainda existem muitas linhas de pesquisa que necessitam ser mais estimuladas e estudadas dentro dessa Instituição. Com base nos resultados obtidos nessa pesquisa, foi possível ter um panorama da produção científica nas Graduações e Pós-graduações investigadas e do importante papel dos Trabalhos Finais de Curso possuem nessa produção e que devem ser significantes tanto para a questão do profissional docente, mas que também sejam socialmente relevantes.por
dc.contributor.advisor1Pessano, Edward Frederico Castro
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2760002240063004por
dc.contributor.referee1Dinardi, Ailton Jesus
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0473681435809042por
dc.contributor.referee2Dávila, Eliziane da Silva
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/5041156346108350por
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/2427953243602951por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.departmentBioquímicapor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educação em Ciências: Química da Vida e Saúdepor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS BIOLOGICAS::BIOQUIMICApor
dc.publisher.unidadeCentro de Ciências Naturais e Exataspor


Arquivos deste item

Thumbnail
Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International
Exceto quando indicado o contrário, a licença deste item é descrito como Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International