Obrigatoriedade da educação infantil a partir da meta 1 do PNE: a qualidade em foco
Resumo
Este estudo está inserido na linha de pesquisa Políticas Públicas e Gestão Educacional do Curso de Especialização em Gestão Educacional, do Centro de Educação da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). Tem como objetivo compreender a preparação de uma escola pública de periferia da rede municipal de Santa Maria para implementação da lei 12.796/13, para o acesso à Educação Infantil para as crianças de 4 e 5 anos de idade e analisar a qualidade da oferta da Educação Infantil (formação de professores e estrutura adequada) da mesma. Este estudo de cunho qualitativo se desenvolveu através de uma pesquisa de estudo de caso, levando em consideração entrevistas realizadas com professoras da educação infantil, em nível de pré-escola, e professoras/gestoras de uma escola da periferia da rede municipal de Santa Maria/RS. Os principais autores utilizados para o referencial deste estudo são: Rosemberg (1999); Gadotti (2003); Kramer (2006 e 2009); Paro (2010); Vieira (2011); Kuhlmann (2007), entre outros. O estudo diz respeito à gestão educacional, Meta 1 do PNE e Qualidade na educação infantil, levando em consideração a concepção de professores e gestores da escola em questão. Foi possível evidenciar que as gestoras procuram realizar uma gestão democrática, dialogando e levando em conta o que a comunidade escolar propõe. Além disso, professoras e gestoras deixam evidente em suas falas o distanciamento entre as políticas públicas e a realidade na escola.
Coleções
- Gestão Educacional [294]
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