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dc.contributor.advisorMello, Débora Teixeira de
dc.creatorRodriguez, Thaís Leites
dc.date.accessioned2019-01-03T10:02:58Z
dc.date.available2019-01-03T10:02:58Z
dc.date.issued2018-08-31
dc.date.submitted2018
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/15190
dc.descriptionMonografia (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação, Curso de Especialização em Gestão Educacional, RS, 2018.por
dc.description.abstractThis study is inserted in the research line “Políticas Públicas e Gestão Educacional” of the “Curso de Especialização em Gestão Educacional” of the “Centro de Educação” of the Federal University of Santa Maria (UFSM). Aims to understand the preparation of a determined public school of periphery of public web of Santa Maria for the implementation of the law 12.796/13 for the acess to the childhood education to children from 4 to 5 years old and analyze the quality of the offer of childhood education (teacher training and adequate structure) in a school of child education and elementary school. This study of qualitative stamp was developed through a research of case study, taking in consideration interviews performed with teachers of childhood education, in level of pre-school, and managers of a periphery school of the public web of Santa Maria. The main authors utilized for the referential of this study are: Rosemberg (1999); Gadotti (2003); Kramer (2006 e 2009); Paro (2010); Vieira (2011); Kuhlmann (2007), among others. The study concerns to the educational management, goal 1 of the PNE and quality of childhood education, taking in consideration the conception of teachers and managers in the school in question. Was possible evidence that the managers searched perform a democratic management, dialoguing and, taking into account that what the scholar community proposes. Besides that, teachers and managements make evident in their speech the distancing of the public policies and the school reality.eng
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/*
dc.subjectPolíticas públicaspor
dc.subjectMeta 1 do PNEpor
dc.subjectQualidade na educação infantilpor
dc.subjectPublic policieseng
dc.subjectGoal 1 of PNEeng
dc.subjectQuality in childhood educationeng
dc.titleObrigatoriedade da educação infantil a partir da meta 1 do PNE: a qualidade em focopor
dc.title.alternativeObligatoriness of childhood education starting of the goal 1 of the PNE: the quality in focuseng
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso de Especializaçãopor
dc.degree.localSanta Maria, RS, Brasilpor
dc.degree.specializationGestão Educacionalpor
dc.description.resumoEste estudo está inserido na linha de pesquisa Políticas Públicas e Gestão Educacional do Curso de Especialização em Gestão Educacional, do Centro de Educação da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). Tem como objetivo compreender a preparação de uma escola pública de periferia da rede municipal de Santa Maria para implementação da lei 12.796/13, para o acesso à Educação Infantil para as crianças de 4 e 5 anos de idade e analisar a qualidade da oferta da Educação Infantil (formação de professores e estrutura adequada) da mesma. Este estudo de cunho qualitativo se desenvolveu através de uma pesquisa de estudo de caso, levando em consideração entrevistas realizadas com professoras da educação infantil, em nível de pré-escola, e professoras/gestoras de uma escola da periferia da rede municipal de Santa Maria/RS. Os principais autores utilizados para o referencial deste estudo são: Rosemberg (1999); Gadotti (2003); Kramer (2006 e 2009); Paro (2010); Vieira (2011); Kuhlmann (2007), entre outros. O estudo diz respeito à gestão educacional, Meta 1 do PNE e Qualidade na educação infantil, levando em consideração a concepção de professores e gestores da escola em questão. Foi possível evidenciar que as gestoras procuram realizar uma gestão democrática, dialogando e levando em conta o que a comunidade escolar propõe. Além disso, professoras e gestoras deixam evidente em suas falas o distanciamento entre as políticas públicas e a realidade na escola.por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.publisher.unidadeCentro de Educaçãopor


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  • Gestão Educacional [289]
    Coleção de trabalhos de conclusão do Curso de Especialização em Gestão Educacional.

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