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dc.contributor.advisorMello, Débora Teixeira de
dc.creatorBinsfeld, Carine Daiana
dc.date.accessioned2019-01-03T10:33:49Z
dc.date.available2019-01-03T10:33:49Z
dc.date.issued2018-08-28
dc.date.submitted2018
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/15191
dc.descriptionMonografia (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação, Curso de Especialização em Gestão Educacional, RS, 2018.por
dc.description.abstractBeing aware of the obligatoriness of the education from the age of four (Law nº 12.796/2013), municipalities have implemented strategies for guaranteeing enrollment. In this way, this research has as main objective, to investigate how does school management think and organize the pedagogical work of Early Childhood Education in the context of Elementary School. The methodology used in this study is qualitative, of the case study type (YIN, 2001), with semi-structured interviews developed with the management team of a Municipal School of Elementary Education of the municipality of Santa Maria/RS. The study consisted of the following steps: 1) to delimit what would be the case study; 2) after it, carry out the theoretical study and the elaboration of interview questions, the definition of subjects and contexts; 3) finally, the production and analysis of the data. Throughout the it is discussed on the legislation and public policies that imply quality for Child Education (BRASIL, 2010), (LDB, 9395/96), (BRASIL, 1988), (BRASIL, 2009), (BRASIL, 2006) conception of childhood and child and systematization of these policies at school (KRAMER, 2011), (BUJES, 2001), (BARBOSA, 2010). As considerations, we highlight children have many rights by law, however, we realize that, often, policies are far from the reality of schools. We know that school alone cannot do much, because quality work requires financial support and partnership between the macro and micro organizations. Many are its challenges, since there is difficulty in offering quality under minimal conditions. In addition, the strategies adopted by the government aim at much more economic rather than qualitative aspects.eng
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/*
dc.subjectPolíticas públicas de educaçãopor
dc.subjectEducação infantilpor
dc.subjectQualidade na educação infantilpor
dc.subjectGestão pedagógicapor
dc.subjectPublic educational policieseng
dc.subjectEarly childhood educationeng
dc.subjectQuality in the early childhood educationeng
dc.subjectPedagogical managementeng
dc.titlePolíticas públicas e gestão pedagógica: contextos e desafios da educação infantil na escola de ensino fundamental da rede pública municipal de Santa Maria/RSpor
dc.title.alternativePublic policies and pedagogical management: contexts and challenges of childhood education in the municipal school system of Santa Maria/RSeng
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso de Especializaçãopor
dc.degree.localSanta Maria, RS, Brasilpor
dc.degree.specializationGestão Educacionalpor
dc.description.resumoSabendo da obrigatoriedade do ensino a partir dos quatro anos (Lei nº 12.796/2013), os municípios têm realizado estratégias para a garantia de matrícula. Assim, temos como objetivo principal desta pesquisa, investigar como a gestão escolar pensa e organiza o trabalho pedagógico da Educação Infantil no contexto da escola de Ensino Fundamental. A metodologia utilizada neste estudo é de cunho qualitativo, do tipo estudo de caso (YIN, 2001), com entrevistas semiestruturadas desenvolvidas com a equipe diretiva de uma escola Municipal de Ensino Fundamental do município de Santa Maria/RS. A primeira etapa foi delimitar o que constituiria o caso; a segunda, foi o estudo teórico e a elaboração das questões de entrevista, definição dos sujeitos e contextos; e, a terceira, foi a produção a análise dos dados. Ao longo do trabalho será discorrido sobre a legislação e as políticas públicas que implicam a qualidade para a Educação Infantil (BRASIL, 2009),(LDB, 9395/96), (BRASIL,1988), (BRASIL, 2009), (BRASIL, 2006) concepção de infância e criança e sistematização dessas políticas na escola (KRAMER, 2011), (BUJES, 2001), (BARBOSA, 2010). Como considerações, destacamos crianças têm muitos direitos firmados em lei, entretanto, percebemos que, muitas vezes, as políticas estão distantes da realidade das escolas. Sabemos que a escola sozinha não pode muito, pois um trabalho de qualidade, demanda apoio financeiro e parceria entre as esferas macro e micro. Muitos são seus desafios, uma vez que há dificuldade em oferecer qualidade sob condições mínimas. Além disso, as estratégias adotadas pelo poder público visam muito mais aspectos econômicos do que qualitativos.por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.publisher.unidadeCentro de Educaçãopor


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  • Gestão Educacional [289]
    Coleção de trabalhos de conclusão do Curso de Especialização em Gestão Educacional.

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