dc.contributor.advisor | Mello, Débora Teixeira de | |
dc.creator | Binsfeld, Carine Daiana | |
dc.date.accessioned | 2019-01-03T10:33:49Z | |
dc.date.available | 2019-01-03T10:33:49Z | |
dc.date.issued | 2018-08-28 | |
dc.date.submitted | 2018 | |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufsm.br/handle/1/15191 | |
dc.description | Monografia (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação, Curso de Especialização em Gestão Educacional, RS, 2018. | por |
dc.description.abstract | Being aware of the obligatoriness of the education from the age of four (Law nº
12.796/2013), municipalities have implemented strategies for guaranteeing enrollment. In
this way, this research has as main objective, to investigate how does school management
think and organize the pedagogical work of Early Childhood Education in the context of
Elementary School. The methodology used in this study is qualitative, of the case study type
(YIN, 2001), with semi-structured interviews developed with the management team of a
Municipal School of Elementary Education of the municipality of Santa Maria/RS. The study
consisted of the following steps: 1) to delimit what would be the case study; 2) after it, carry
out the theoretical study and the elaboration of interview questions, the definition of subjects
and contexts; 3) finally, the production and analysis of the data. Throughout the it is
discussed on the legislation and public policies that imply quality for Child Education
(BRASIL, 2010), (LDB, 9395/96), (BRASIL, 1988), (BRASIL, 2009), (BRASIL, 2006)
conception of childhood and child and systematization of these policies at school (KRAMER,
2011), (BUJES, 2001), (BARBOSA, 2010). As considerations, we highlight children have
many rights by law, however, we realize that, often, policies are far from the reality of
schools. We know that school alone cannot do much, because quality work requires financial
support and partnership between the macro and micro organizations. Many are its
challenges, since there is difficulty in offering quality under minimal conditions. In addition,
the strategies adopted by the government aim at much more economic rather than qualitative
aspects. | eng |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de Santa Maria | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ | * |
dc.subject | Políticas públicas de educação | por |
dc.subject | Educação infantil | por |
dc.subject | Qualidade na educação infantil | por |
dc.subject | Gestão pedagógica | por |
dc.subject | Public educational policies | eng |
dc.subject | Early childhood education | eng |
dc.subject | Quality in the early childhood education | eng |
dc.subject | Pedagogical management | eng |
dc.title | Políticas públicas e gestão pedagógica: contextos e desafios da educação infantil na escola de ensino fundamental da rede pública municipal de Santa Maria/RS | por |
dc.title.alternative | Public policies and pedagogical management: contexts and challenges of childhood education in the municipal school system of Santa Maria/RS | eng |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso de Especialização | por |
dc.degree.local | Santa Maria, RS, Brasil | por |
dc.degree.specialization | Gestão Educacional | por |
dc.description.resumo | Sabendo da obrigatoriedade do ensino a partir dos quatro anos (Lei nº 12.796/2013), os
municípios têm realizado estratégias para a garantia de matrícula. Assim, temos como
objetivo principal desta pesquisa, investigar como a gestão escolar pensa e organiza o
trabalho pedagógico da Educação Infantil no contexto da escola de Ensino Fundamental. A
metodologia utilizada neste estudo é de cunho qualitativo, do tipo estudo de caso (YIN,
2001), com entrevistas semiestruturadas desenvolvidas com a equipe diretiva de uma
escola Municipal de Ensino Fundamental do município de Santa Maria/RS. A primeira etapa
foi delimitar o que constituiria o caso; a segunda, foi o estudo teórico e a elaboração das
questões de entrevista, definição dos sujeitos e contextos; e, a terceira, foi a produção a
análise dos dados. Ao longo do trabalho será discorrido sobre a legislação e as políticas
públicas que implicam a qualidade para a Educação Infantil (BRASIL, 2009),(LDB, 9395/96),
(BRASIL,1988), (BRASIL, 2009), (BRASIL, 2006) concepção de infância e criança e
sistematização dessas políticas na escola (KRAMER, 2011), (BUJES, 2001), (BARBOSA,
2010). Como considerações, destacamos crianças têm muitos direitos firmados em lei,
entretanto, percebemos que, muitas vezes, as políticas estão distantes da realidade das
escolas. Sabemos que a escola sozinha não pode muito, pois um trabalho de qualidade,
demanda apoio financeiro e parceria entre as esferas macro e micro. Muitos são seus
desafios, uma vez que há dificuldade em oferecer qualidade sob condições mínimas. Além
disso, as estratégias adotadas pelo poder público visam muito mais aspectos econômicos
do que qualitativos. | por |
dc.publisher.country | Brasil | por |
dc.publisher.initials | UFSM | por |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO | por |
dc.publisher.unidade | Centro de Educação | por |