Legitimidade do espaço psicopedagógico no atendimento educacional especializado
Resumo
A presente dissertação vinculada ao Curso de Mestrado Profissional do Programa de Pós-Graduação em Políticas Públicas e Gestão Educacional da Universidade Federal de Santa Maria, na linha de Gestão Pedagógica em Contextos Educativos, objetiva teorizar, partindo da pesquisa etnográfica, sobre a institucionalidade da Psicopedagogia no Atendimento Educacional Especializado da Rede Municipal de Ensino de Alegrete - RS, com vistas a contribuir na implementação das ações inclusivas por meio da construção de diretrizes para atuação psicopedagógica nas salas de recursos multifuncionais. Nesse sentido a proposta investigativa assume a caracterização, em seu rigor metodológico, da triangulação para a coleta de dados, numa dimensão qualitativa, buscando atender a complexidade da cultura que se constitui no contexto de pesquisa. A análise de conteúdo é validada, evoluindo por esta dinâmica, para examinar os referidos dados pela necessidade de se perceber, em legitimidade, as demandas informacionais necessárias para que se categorize esta produção acadêmica em sistematização. A proposta de pesquisa voltou-se aos Especialistas em Educação Especial que atuam no Atendimento Educacional Especializado- AEE, com especialização em Psicopedagogia, para que se trouxesse as contribuições deste profissional para o campo da educação inclusiva. Em conclusão, a investigação, em suma, mostrou como pode se estabelecer, em âmbito organizacional, a atuação psicopedagógica no que se refere aos estudantes com necessidades educacionais especiais, expressão de uso intencional, uma vez que o psicopedagogo está inserido no Atendimento Educacional Especializado instituído como Especialista em Educação Especial. O produto final, resultante do estudo, foi nomeado de Diretrizes protocolares referentes à atuação psicopedagógica no AEE, constituindo-se como possibilidades para a atuação na área de estudos.
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