Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (PNAIC): uma nova possibilidade para formar professores de educação infantil?
Resumo
Esta pesquisa tem como objetivo compreender e acompanhar a implementação da política do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (PNAIC) no ano de 2018, a partir dos encontros formativos realizados no município de Santa Maria – RS, nos dias 26 e 27 de abril de 2018. O recorte a este ano de desenvolvimento do programa se dá devido algumas modificações que ocorreram na estrutura e na abrangência do PNAIC (2017), passando a atender também a Educação Infantil. Devido a diferentes concepções em relação aos processos de ensino e aprendizagem e sobre como/quando estes processos devem ocorrer, surgem políticas e programas de formação continuada que, embora pareçam interessantes e tragam propostas inovadoras, muitas vezes, em sua elaboração, não retratam uma preocupação com a maneira como serão interpretados e implementados. Sendo assim, durante a realização da pesquisa utilizamos como aporte teórico as escritas de TOMAZZETTI (2007), BRITTO (2012), FERREIRO (2011a; 2011b), MELLO (2005), além de Legislações e outros documentos de apoio. Como instrumentos para a coleta de dados, utilizamos a leitura de documentos orientadores do programa, diálogos com formadores regionais e locais do PNAIC e observações a partir da participação nos encontros de formação. Por fim, destacamos que não é objetivo da Educação Infantil alfabetizar as crianças – tendo por fundamento outras políticas brasileiras, como as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil (2009) –, o que chama atenção para a inclusão desta etapa em um programa que visa formar professores para alfabetizar na idade certa.
Coleções
- Gestão Educacional [294]
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