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dc.contributor.advisorSegat, Taciana Camera
dc.creatorFragoso, Aline Klimeck
dc.date.accessioned2019-01-03T12:16:21Z
dc.date.available2019-01-03T12:16:21Z
dc.date.issued2018-08-29
dc.date.submitted2018
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/15195
dc.descriptionMonografia (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação, Curso de Especialização em Gestão Educacional, RS, 2017.por
dc.description.abstractThis research aims to understand and follow the implementation of the policy of the National Pact for Literacy in the Right Age (PNAIC) in 2018, based on the formative meetings held in the municipality of Santa Maria - RS, on April 26 and 27, 2018. This year's development of the program is due to some changes that have occurred in the structure and scope of the PNAIC (2017), and it has also been in charge of Early Childhood Education. Due to different conceptions regarding teaching and learning processes and how / when these processes should occur, policies and programs of continuing education emerge that, although they seem interesting and bring innovative proposals, often in their elaboration do not represent a concern how they will be interpreted and implemented. Therefore, during the research, we use as a theoretical contribution the writings of TOMAZZETTI (2007), BRITTO (2012), FERREIRO (2011a; 2011b), MELLO (2005), as well as Legislações and other supporting documents. As instruments for data collection, we used the reading of the program's guiding documents, dialogues with regional and local PNAIC trainers and observations from participation in the training meetings. Finally, we emphasize that it is not the goal of Children's Education to literate children - based on other Brazilian policies, such as the National Curriculum Guidelines for Early Childhood Education (2009) -, which calls for the inclusion of this stage in a program aimed at to train teachers to be literate at the right age.eng
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/*
dc.subjectPolíticas públicaspor
dc.subjectEducação infantilpor
dc.subjectAlfabetizaçãopor
dc.subjectFormação de professorespor
dc.subjectPublic politicseng
dc.subjectChild educationeng
dc.subjectLiteracyeng
dc.subjectTeacher trainingeng
dc.titlePacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (PNAIC): uma nova possibilidade para formar professores de educação infantil?por
dc.title.alternativeNational Covenant for Literacy in the Right Age (PNAIC): a new possibility to form teachers of child education?eng
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso de Especializaçãopor
dc.degree.localSanta Maria, RS, Brasilpor
dc.degree.specializationGestão Educacionalpor
dc.description.resumoEsta pesquisa tem como objetivo compreender e acompanhar a implementação da política do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (PNAIC) no ano de 2018, a partir dos encontros formativos realizados no município de Santa Maria – RS, nos dias 26 e 27 de abril de 2018. O recorte a este ano de desenvolvimento do programa se dá devido algumas modificações que ocorreram na estrutura e na abrangência do PNAIC (2017), passando a atender também a Educação Infantil. Devido a diferentes concepções em relação aos processos de ensino e aprendizagem e sobre como/quando estes processos devem ocorrer, surgem políticas e programas de formação continuada que, embora pareçam interessantes e tragam propostas inovadoras, muitas vezes, em sua elaboração, não retratam uma preocupação com a maneira como serão interpretados e implementados. Sendo assim, durante a realização da pesquisa utilizamos como aporte teórico as escritas de TOMAZZETTI (2007), BRITTO (2012), FERREIRO (2011a; 2011b), MELLO (2005), além de Legislações e outros documentos de apoio. Como instrumentos para a coleta de dados, utilizamos a leitura de documentos orientadores do programa, diálogos com formadores regionais e locais do PNAIC e observações a partir da participação nos encontros de formação. Por fim, destacamos que não é objetivo da Educação Infantil alfabetizar as crianças – tendo por fundamento outras políticas brasileiras, como as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil (2009) –, o que chama atenção para a inclusão desta etapa em um programa que visa formar professores para alfabetizar na idade certa.por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.publisher.unidadeCentro de Educaçãopor


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  • Gestão Educacional [293]
    Coleção de trabalhos de conclusão do Curso de Especialização em Gestão Educacional.

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