dc.contributor.advisor | Soder, Rafael Marcelo | |
dc.creator | Chagas, Maynara da Veiga | |
dc.date.accessioned | 2019-01-03T12:46:28Z | |
dc.date.available | 2019-01-03T12:46:28Z | |
dc.date.issued | 2018-06-30 | |
dc.date.submitted | 2018 | |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufsm.br/handle/1/15197 | |
dc.description | Artigo (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Campus de Palmeira das Missões , Curso de Especialização em Gestão de Organização Pública em Saúde, EaD, RS, 2018. | por |
dc.description.abstract | The present article emerged from the researchers' proposal to explore,
through the search for articles that related the subject relating permanent education (EP)
in the area of health, where the objective was to identify the productions in national
journals in the last five years related to permanent education not SUS. The method used
was the narrative review carried out in the PUBMED, LILACS and SciELO databases
between March and April of 2018. From the reading of the articles in full, ten were selected
by greater approximation with the object outlined in the study. For the evaluation of the
data, an instrument for the collection of the information was elaborated aiming to answer
the guiding question. The analysis and interpretation of the data were organized and
synthesized through the elaboration of a table. Among the ten articles selected, it is
noticed that there is a linear distribution in the publications, with more emphasis for the
year 2017, when 4 (four) articles were published in the remaining years (2008, 2009, 2010,
2011, 2012, 2013 , 2014 and 2015) the average of one to two published articles was
maintained. It is concluded that there is a greater need of permanent education processes
within health work processes; however it becomes necessary joint mobilization of both
management and professional involved parties. | eng |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de Santa Maria | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ | * |
dc.subject | Educação permanente | por |
dc.subject | Educação em saúde | por |
dc.subject | Educação para saúde | por |
dc.subject | Enfermagem | por |
dc.subject | Educação | por |
dc.subject | SUS (Sistema Único de Saúde) | por |
dc.subject | Permanent education | eng |
dc.subject | Health education | eng |
dc.subject | Nursing | eng |
dc.subject | Education | eng |
dc.title | Qualificação da gestão: educação permanente aos trabalhadores em saúde | por |
dc.title.alternative | Qualification of the management: permanent education workers in health | eng |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso de Especialização | por |
dc.degree.local | Polo de Três de Maio, RS, Brasil | por |
dc.degree.specialization | Gestão de Organização Pública em Saúde, EaD | por |
dc.description.resumo | O presente artigo emergiu da proposta dos pesquisadores em explorar,
através da busca por artigos que envolvessem o tema relacionando a educação
permanente (EP) na área da saúde, onde o objetivo foi identificar as produções em
periódicos nacionais nos últimos cinco anos relacionados à educação permanente no
SUS. O método utilizado foi a revisão narrativa realizada nas bases de dados PUBMED,
LILACS e SciELO, entre março e abril de 2018. A partir da leitura na íntegra dos artigos,
dez foram selecionados por maior aproximação com o objeto delineado no estudo. Para a
avaliação dos dados, elaborou-se um instrumento para a coleta das informações visando
responder à questão norteadora. A análise e interpretação dos dados foram realizadas de
forma organizada e sintetizada por meio da elaboração de um quadro. Dentre os dez
artigos selecionados, percebe-se que há uma distribuição linear nas publicações, com
maior destaque para o ano de 2017, quando foram publicados 4 (quatro) artigos, nos
demais anos (2008, 2009, 2010, 2011, 2012 , 2013, 2014 e 2015) manteve-se a média de
um a dois artigos publicados. Conclui-se que há uma maior necessidade dos processos
de educação permanente dentro dos processos do trabalho em saúde; contudo faz-se
necessária conjunta mobilização de ambas as partes gestão e profissionais envolvidos. | por |
dc.publisher.country | Brasil | por |
dc.publisher.initials | UFSM | por |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::SAUDE COLETIVA::SAUDE PUBLICA | por |
dc.publisher.unidade | UFSM Palmeira das Missões | por |