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dc.contributor.advisorLeão, Débora Ortiz de
dc.creatorFerreira, Cátia Regina da Silva
dc.date.accessioned2014-04-23
dc.date.accessioned2014-04-23T13:04:14Z
dc.date.available2014-04-23T13:04:14Z
dc.date.issued2013-04
dc.date.submitted2013
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/151
dc.descriptionMonografia (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação, Curso de Especialização em Gestão Educacional, RS, 2013.por
dc.description.abstractIn this research paper, the proposal was to investigate the role of managers (coordinators) in the curriculum in the first years of elementary school, in relation to Law No. 10639/03, which refers to the teaching of History and Afro-Brazilian and African. Participated in the research area of two teaching managers who work in municipal schools in São Leopoldo-RS. In the research we used a qualitative approach with techniques of bibliographical study, which used the case study method and semi-structured interviews to collect information. The problem of the study was to understand the role of managers in the implementation of the Teaching of History and Afro-Brazilian culture in the school curriculum. Based on the research question it was thought that the overall goal was to investigate the role of managers (coordinators) in the curriculum in the first years of elementary school in relation to Law 10639/03, which regulates the teaching of History and Afro-Brazilian Culture and African. Besides this, set the following specific goals: to analyze the contents of Laws No. 10.639/03 and 11.645/08 and no knowledge of it by managers, managers identify difficulties in articulating the processes curricular content on the theme african -Brazilian in the curriculum of Years of Elementary School; discuss with management the possibilities of organizing the curriculum in relation to these laws. In this work, besides the study of law, looked up the curriculum, the new administration and functioning of the organization of work of managers. Before the study, it was noticed that the movements on the part of management, to include the teaching of History and Afro-Brazilian culture in the school curriculum still shy. Although there are some actions, these are thought to part of the formal curriculum and rely only on the particular commitment of some teachers. Therefore, it is necessary for managers to do more in-depth interpretations of legal texts that complement this theme in order to mobilize teachers and the school community in general, for the fulfillment of the Law No. 10.639/03.eng
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertoeng
dc.subjectEnsino de história e cultura afro-brasileirapor
dc.subjectCurrículopor
dc.subjectGestão escolarpor
dc.titleEnsino de história e cultura afro-brasileira: um estudo de caso acerca da atuação dos gestores na organização do currículo nos anos iniciais do ensino fundamentalpor
dc.title.alternativeTeaching history and culture and african afro-brazilian: a case study on the performance of managers in the organization of the curriculum in the early years elementary educationeng
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso de Especializaçãopor
dc.degree.localSanta Mariapor
dc.degree.levelEspecializaçãopor
dc.degree.specializationGestão Educacionalpor
dc.description.resumoNeste trabalho de pesquisa, a proposta foi investigar o papel dos gestores (coordenadores) na organização curricular dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental, em relação à Lei nº 10639/03, que se refere ao ensino de História e Cultura Afro-Brasileira e Africana. Participaram da investigação duas gestoras da área pedagógica que atuam na rede municipal de ensino da cidade de São Leopoldo-RS. Na pesquisa empregou-se uma abordagem qualitativa com técnicas de estudo bibliográfico, sendo utilizado o estudo de caso o método e a entrevista semiestruturada para a coleta de informações. A problemática do estudo consistiu em conhecer o papel dos gestores na implementação do Ensino de História e Cultura Afro-brasileira no currículo escolar. Com base na questão de pesquisa pensou-se o objetivo geral que foi investigar a atuação de gestores (coordenadores) na organização curricular dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental em relação à Lei 10639/03, que regulamenta o ensino de História e Cultura Afro-Brasileira e Africana. Além desse, estabeleceram-se os seguintes objetivos específicos: analisar o conteúdo das Leis n° 10.639/03 e nº 11.645/08 e o conhecimento do mesmo por parte dos gestores; identificar as dificuldades dos gestores em articular aos processos curriculares conteúdos sobre a temática afro-brasileira no currículo dos Anos iniciais do Ensino Fundamental; discutir com os gestores as possibilidades de organização do currículo no que se refere a essas Leis. Neste trabalho, além do estudo da legislação, contemplou-se o currículo, a nova gestão e o funcionamento da organização do trabalho dos gestores. Diante do estudo realizado, percebeu-se que os movimentos por parte das gestoras, para a inclusão do ensino de História e Cultura Afro-Brasileira no currículo escolar continuam tímidos. Embora ocorram algumas ações, estas são pensadas à parte do currículo formal e contam apenas com o empenho particular de alguns professores. Sendo assim, é necessário que os gestores façam interpretações mais aprofundadas de textos legais que complementam essa temática, a fim de mobilizar professores e comunidade escolar em geral, para o cumprimento da Lei nº 10.639/03.por
dc.publisher.unidadeCentro de Educaçãopor


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  • Gestão Educacional [236]
    Coleção de trabalhos de conclusão do Curso de Especialização em Gestão Educacional.

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