A gestão escolar frente ao processo de inclusão
Resumo
Este trabalho apresenta como problematização inicial “Quais os desafios e
dificuldades a serem transpassadas no sentido de aproximar o professor especialista
do Atendimento Educacional Especializado dos professores da sala comum e a
direção, supervisão e orientação escolar com a finalidade de contribuir para a
inclusão dos alunos da educação especial?”. No intuito de encontrar respostas a
este problema, buscou-se identificar as dificuldades enfrentadas e as ações que
estão sendo tomadas pelos gestores de uma escola da Rede Pública Municipal de
Camaquã, RS para que ocorra a inclusão e a interlocução entre os professores
especialistas em AEE e da sala comum de forma colaborativa. Como objetivos
específicos se quer verificar se existe interlocução entre o professor especialista em
AEE e o professor da sala comum e se há compreensão da função do AEE na
escola; identificar qual o papel da direção no processo de interlocução entre o
professor especialista em AEE e o professor da sala comum, visando uma efetiva
inclusão escolar; investigar qual o papel do professor especialista em AEE e do
professor da sala comum com vistas a uma inclusão de qualidade; identificar as
ações que estão sendo tomadas pela direção para que ocorra a interlocução entre o
professor especialista em AEE e o professor da sala comum; identificar as
dificuldades encontradas pela direção para que o professor especialista em AEE
possa desenvolver suas atividades junto ao professor da sala comum; e verificar
quais as ações dos gestores escolares (professores, supervisores, orientadores e
diretores) para que ocorra a inclusão de alunos com necessidades especiais.
Durante a pesquisa foram entrevistados professores, utilizados questionários,
realizadas observações, análise de documentos com vistas a verificar como se dá
este processo de gestão. Assim, verificou-se que a gestão do processo de inclusão
da escola é uma responsabilidade muito grande do professor de Atendimento
Educacional Especializado, o que dificulta as relações e a interlocução entre os
professores, já que os mesmos não se sentem responsáveis pelo processo de
ensino deste aluno. Nas documentações da escola, Regimento escolar e Projeto
Pedagógico, a Educação Especial é colocada como algo à parte, não faz parte do
todo, o que pode ser verificado nas práticas diárias e na gestão do processo de
inclusão.
Coleções
- Gestão Educacional - EaD [1002]
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