dc.contributor.advisor | Bandeira, Belkis Souza | |
dc.creator | Florisbal, Roseni Martins | |
dc.date.accessioned | 2019-01-04T12:52:09Z | |
dc.date.available | 2019-01-04T12:52:09Z | |
dc.date.issued | 2018-06-29 | |
dc.date.submitted | 2018 | |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufsm.br/handle/1/15207 | |
dc.description | Monografia (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação, Curso de Especialização em Gestão Educacional, EaD, RS, 2016. | por |
dc.description.abstract | This paper presents as an initial questioning "What are the challenges and difficulties
to be overcome in order to bring the specialist teacher closer to the Specialized
Educational Attendance of the common room teachers and the direction, supervision
and school guidance with the purpose of contributing to the inclusion of the students
of the special education?". In order to find answers to this problem, we sought to
identify the difficulties faced and the actions being taken by the managers of a school
of the Municipal Public Network of Camaquã, RS to allow the inclusion and
interlocution between the specialized teachers in AEE and the common room in a
collaborative way. As specific objectives we want to verify if there is interlocution
between the AEE teacher and the common room teacher and if there is an
understanding of AEE's role in the school; to identify the role of management in the
interlocution process between the AEE teacher and the common room teacher,
aiming at an effective school inclusion; to investigate the role of the AEE teacher and
the common room teacher with a view to quality inclusion; identify the actions being
taken by the management so that there is interaction between the AEE teacher and
the common room teacher; identify the difficulties encountered by management so
that the AEE teacher can develop their activities with the teacher of the common
room; and verify the actions of school managers (teachers, supervisors, counselors
and directors) to include the inclusion of students with special needs. During the
research, teachers were interviewed, questionnaires were used, observations were
made, and document analysis was carried out to verify how this management
process occurs. Thus, it was verified that the management of the process of inclusion
of the school is a great responsibility of the teacher of Specialized Educational
Attendance, which hinders relations and the interlocution between the teachers, since
they do not feel responsible for the teaching process of this student. In the
documentation of the school, School Regiment and Pedagogical Project, Special
Education is placed as something apart, not part of the whole, which can be verified
in daily practices and in the management of the inclusion process. | eng |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de Santa Maria | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ | * |
dc.subject | Gestão da inclusão | por |
dc.subject | Inclusão escolar | por |
dc.subject | Gestão escolar | por |
dc.subject | Inclusion management | eng |
dc.subject | School inclusion | eng |
dc.subject | School management | eng |
dc.title | A gestão escolar frente ao processo de inclusão | por |
dc.title.alternative | School management against the inclusion process | eng |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso de Especialização | por |
dc.degree.local | Polo de São Lourenço do Sul, RS, Brasil | por |
dc.degree.specialization | Gestão Educacional, EaD | por |
dc.description.resumo | Este trabalho apresenta como problematização inicial “Quais os desafios e
dificuldades a serem transpassadas no sentido de aproximar o professor especialista
do Atendimento Educacional Especializado dos professores da sala comum e a
direção, supervisão e orientação escolar com a finalidade de contribuir para a
inclusão dos alunos da educação especial?”. No intuito de encontrar respostas a
este problema, buscou-se identificar as dificuldades enfrentadas e as ações que
estão sendo tomadas pelos gestores de uma escola da Rede Pública Municipal de
Camaquã, RS para que ocorra a inclusão e a interlocução entre os professores
especialistas em AEE e da sala comum de forma colaborativa. Como objetivos
específicos se quer verificar se existe interlocução entre o professor especialista em
AEE e o professor da sala comum e se há compreensão da função do AEE na
escola; identificar qual o papel da direção no processo de interlocução entre o
professor especialista em AEE e o professor da sala comum, visando uma efetiva
inclusão escolar; investigar qual o papel do professor especialista em AEE e do
professor da sala comum com vistas a uma inclusão de qualidade; identificar as
ações que estão sendo tomadas pela direção para que ocorra a interlocução entre o
professor especialista em AEE e o professor da sala comum; identificar as
dificuldades encontradas pela direção para que o professor especialista em AEE
possa desenvolver suas atividades junto ao professor da sala comum; e verificar
quais as ações dos gestores escolares (professores, supervisores, orientadores e
diretores) para que ocorra a inclusão de alunos com necessidades especiais.
Durante a pesquisa foram entrevistados professores, utilizados questionários,
realizadas observações, análise de documentos com vistas a verificar como se dá
este processo de gestão. Assim, verificou-se que a gestão do processo de inclusão
da escola é uma responsabilidade muito grande do professor de Atendimento
Educacional Especializado, o que dificulta as relações e a interlocução entre os
professores, já que os mesmos não se sentem responsáveis pelo processo de
ensino deste aluno. Nas documentações da escola, Regimento escolar e Projeto
Pedagógico, a Educação Especial é colocada como algo à parte, não faz parte do
todo, o que pode ser verificado nas práticas diárias e na gestão do processo de
inclusão. | por |
dc.publisher.country | Brasil | por |
dc.publisher.initials | UFSM | por |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO | por |
dc.publisher.unidade | Centro de Educação | por |