Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorBandeira, Belkis Souza
dc.creatorFlorisbal, Roseni Martins
dc.date.accessioned2019-01-04T12:52:09Z
dc.date.available2019-01-04T12:52:09Z
dc.date.issued2018-06-29
dc.date.submitted2018
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/15207
dc.descriptionMonografia (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação, Curso de Especialização em Gestão Educacional, EaD, RS, 2016.por
dc.description.abstractThis paper presents as an initial questioning "What are the challenges and difficulties to be overcome in order to bring the specialist teacher closer to the Specialized Educational Attendance of the common room teachers and the direction, supervision and school guidance with the purpose of contributing to the inclusion of the students of the special education?". In order to find answers to this problem, we sought to identify the difficulties faced and the actions being taken by the managers of a school of the Municipal Public Network of Camaquã, RS to allow the inclusion and interlocution between the specialized teachers in AEE and the common room in a collaborative way. As specific objectives we want to verify if there is interlocution between the AEE teacher and the common room teacher and if there is an understanding of AEE's role in the school; to identify the role of management in the interlocution process between the AEE teacher and the common room teacher, aiming at an effective school inclusion; to investigate the role of the AEE teacher and the common room teacher with a view to quality inclusion; identify the actions being taken by the management so that there is interaction between the AEE teacher and the common room teacher; identify the difficulties encountered by management so that the AEE teacher can develop their activities with the teacher of the common room; and verify the actions of school managers (teachers, supervisors, counselors and directors) to include the inclusion of students with special needs. During the research, teachers were interviewed, questionnaires were used, observations were made, and document analysis was carried out to verify how this management process occurs. Thus, it was verified that the management of the process of inclusion of the school is a great responsibility of the teacher of Specialized Educational Attendance, which hinders relations and the interlocution between the teachers, since they do not feel responsible for the teaching process of this student. In the documentation of the school, School Regiment and Pedagogical Project, Special Education is placed as something apart, not part of the whole, which can be verified in daily practices and in the management of the inclusion process.eng
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/*
dc.subjectGestão da inclusãopor
dc.subjectInclusão escolarpor
dc.subjectGestão escolarpor
dc.subjectInclusion managementeng
dc.subjectSchool inclusioneng
dc.subjectSchool managementeng
dc.titleA gestão escolar frente ao processo de inclusãopor
dc.title.alternativeSchool management against the inclusion processeng
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso de Especializaçãopor
dc.degree.localPolo de São Lourenço do Sul, RS, Brasilpor
dc.degree.specializationGestão Educacional, EaDpor
dc.description.resumoEste trabalho apresenta como problematização inicial “Quais os desafios e dificuldades a serem transpassadas no sentido de aproximar o professor especialista do Atendimento Educacional Especializado dos professores da sala comum e a direção, supervisão e orientação escolar com a finalidade de contribuir para a inclusão dos alunos da educação especial?”. No intuito de encontrar respostas a este problema, buscou-se identificar as dificuldades enfrentadas e as ações que estão sendo tomadas pelos gestores de uma escola da Rede Pública Municipal de Camaquã, RS para que ocorra a inclusão e a interlocução entre os professores especialistas em AEE e da sala comum de forma colaborativa. Como objetivos específicos se quer verificar se existe interlocução entre o professor especialista em AEE e o professor da sala comum e se há compreensão da função do AEE na escola; identificar qual o papel da direção no processo de interlocução entre o professor especialista em AEE e o professor da sala comum, visando uma efetiva inclusão escolar; investigar qual o papel do professor especialista em AEE e do professor da sala comum com vistas a uma inclusão de qualidade; identificar as ações que estão sendo tomadas pela direção para que ocorra a interlocução entre o professor especialista em AEE e o professor da sala comum; identificar as dificuldades encontradas pela direção para que o professor especialista em AEE possa desenvolver suas atividades junto ao professor da sala comum; e verificar quais as ações dos gestores escolares (professores, supervisores, orientadores e diretores) para que ocorra a inclusão de alunos com necessidades especiais. Durante a pesquisa foram entrevistados professores, utilizados questionários, realizadas observações, análise de documentos com vistas a verificar como se dá este processo de gestão. Assim, verificou-se que a gestão do processo de inclusão da escola é uma responsabilidade muito grande do professor de Atendimento Educacional Especializado, o que dificulta as relações e a interlocução entre os professores, já que os mesmos não se sentem responsáveis pelo processo de ensino deste aluno. Nas documentações da escola, Regimento escolar e Projeto Pedagógico, a Educação Especial é colocada como algo à parte, não faz parte do todo, o que pode ser verificado nas práticas diárias e na gestão do processo de inclusão.por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.publisher.unidadeCentro de Educaçãopor


Arquivos deste item

Thumbnail
Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

  • Gestão Educacional - EaD [950]
    Coleção dos trabalhos de conclusão do Curso de Especialização em Gestão Educacional - EaD

Mostrar registro simples

Acesso Aberto
Exceto quando indicado o contrário, a licença deste item é descrito como Acesso Aberto