Gestão democrática na escola: caminhos e perspectivas
Abstract
A pesquisa traz como tema a Gestão democrática na escola, partindo dos princípios que
foram estudados durante o curso de Pós-Graduação em Gestão Educacional. O texto discorre
sobre a gestão democrática participativa com base em autores e uma pesquisa qualitativa em
uma escola na zona rural do município de São Lourenço do Sul-RS, buscando informações
sobre a gestão e participação nesta escola. A pesquisa bibliográfica traz subsídios que
proporcionam reflexões sobre a prática da gestão democrática. Como problema de pesquisa
tem-se: quais ações e desafios são encontrados para que a gestão democrática seja efetiva e
plural numa escola de ensino fundamental no interior do município de São Lourenço do Sul,
nos anos de 2017 e 2018? Objetiva-se, ainda, identificar quais as ações que são
desenvolvidas na escola para que ocorra uma gestão democrática; e mais, especificamente,
verificar se a comunidade escolar participa da construção do Projeto Pedagógico da escola;
identificar se a comunidade escolar tem conhecimento do que é uma gestão democrática;
apontar os mecanismos de participação utilizados pela escola para que ocorra uma gestão
democrática; identificar quais os desafios encontrados pela escola para a implantação da
gestão democrática; e verificar quais ações desenvolvidas pela escola que contribuem para a
implantação da gestão democrática. A gestão democrática da escola pública passou a vigorar
junto com a Constituição Federal em 1988, quando a mesma é garantida em lei. Apesar de
ser um direito constitucional muitas são as dificuldades para que a mesma seja efetivada. A
gestão democrática e participativa parte de uma busca por autonomia, onde esta traz poder
de decisão em relação aos seus objetivos e a sua forma de organização. Assim, não basta ter
um Conselho de Pais e Mestres e um Grêmio Estudantil se não dermos voz para estes
grupos. Esta participação busca integrar a escola e a comunidade escolar, pois assim é
possível que a comunidade escolar conheça e avalie os serviços oferecidos pela escola e
intervenha e participe de forma organizada. A escola oferece os mecanismos de participação
e traz o papel do gestor como fundamental para democratização da educação.
Collections
- Gestão Educacional - EaD [951]
The following license files are associated with this item: