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dc.contributor.advisorBandeira, Belkis Souza
dc.creatorKröning, Tailana Marth Bubolz
dc.date.accessioned2019-01-04T13:07:22Z
dc.date.available2019-01-04T13:07:22Z
dc.date.issued2018-06-29
dc.date.submitted2018
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/15208
dc.descriptionMonografia (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação, Curso de Especialização em Gestão Educacional, EaD, RS, 2018.por
dc.description.abstractThe research brings as a theme the democratic management in the school, starting from the principles that were studied during the course of Post-Graduation in Educational Management. The text discusses participatory democratic management based on authors and a qualitative research in a school in the rural area of the municipality of São Lourenço do Sul, seeking information on the management and participation in this school. The bibliographical research brings subsidies that provide reflections on the practice of democratic management. As a research problem we have: what actions and challenges are found for democratic management to be effective and plural in a primary school within the municipality of São Lourenço do Sul, in the years 2017 and 2018? It is also intended to identify the actions that are developed in the school so that democratic management occurs; and more specifically, verify if the school community participates in the construction of the Pedagogical Project of the shool; identify if the school community is aware of what democratic management is; to point out the mechanisms of participation used by the school for democratic management to take place; identify the challenges faced by the school for the implementation of democratic management; and to verify what actions developed by the school that contribute to the implementation of democratic management. The democratic management of the public school came into force along with the Federal Constitution in 1988, when it is guaranteed by law. Although it is a constitutional right, there are many difficulties for it to take effect. The democratic and participatory management starts from a search for autonomy, where it brings decision power in relation to its objectives and its form of organization. Thus, it is not enough to have a Parent- Teacher Council and a Student Guild if we do not give voice to these groups. This participation seeks to integrate the school and the school community, so that it is possible for the school community to know and evaluate the services offered by the school and intervene and participate in an organized way. The school offers the mechanisms of participation and brings the role of the manager as fundamental for the democratization of education.eng
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/*
dc.subjectEducaçãopor
dc.subjectGestão democráticapor
dc.subjectGestão escolarpor
dc.subjectParticipaçãopor
dc.subjectEducationeng
dc.subjectDemocratic managementeng
dc.subjectSchool managementeng
dc.subjectParticipationeng
dc.titleGestão democrática na escola: caminhos e perspectivaspor
dc.title.alternativeDemocratic management in school: pathways and perspectiveseng
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso de Especializaçãopor
dc.degree.localPolo de São Lourenço do Sul, RS, Brasilpor
dc.degree.specializationGestão Educacional, EaDpor
dc.description.resumoA pesquisa traz como tema a Gestão democrática na escola, partindo dos princípios que foram estudados durante o curso de Pós-Graduação em Gestão Educacional. O texto discorre sobre a gestão democrática participativa com base em autores e uma pesquisa qualitativa em uma escola na zona rural do município de São Lourenço do Sul-RS, buscando informações sobre a gestão e participação nesta escola. A pesquisa bibliográfica traz subsídios que proporcionam reflexões sobre a prática da gestão democrática. Como problema de pesquisa tem-se: quais ações e desafios são encontrados para que a gestão democrática seja efetiva e plural numa escola de ensino fundamental no interior do município de São Lourenço do Sul, nos anos de 2017 e 2018? Objetiva-se, ainda, identificar quais as ações que são desenvolvidas na escola para que ocorra uma gestão democrática; e mais, especificamente, verificar se a comunidade escolar participa da construção do Projeto Pedagógico da escola; identificar se a comunidade escolar tem conhecimento do que é uma gestão democrática; apontar os mecanismos de participação utilizados pela escola para que ocorra uma gestão democrática; identificar quais os desafios encontrados pela escola para a implantação da gestão democrática; e verificar quais ações desenvolvidas pela escola que contribuem para a implantação da gestão democrática. A gestão democrática da escola pública passou a vigorar junto com a Constituição Federal em 1988, quando a mesma é garantida em lei. Apesar de ser um direito constitucional muitas são as dificuldades para que a mesma seja efetivada. A gestão democrática e participativa parte de uma busca por autonomia, onde esta traz poder de decisão em relação aos seus objetivos e a sua forma de organização. Assim, não basta ter um Conselho de Pais e Mestres e um Grêmio Estudantil se não dermos voz para estes grupos. Esta participação busca integrar a escola e a comunidade escolar, pois assim é possível que a comunidade escolar conheça e avalie os serviços oferecidos pela escola e intervenha e participe de forma organizada. A escola oferece os mecanismos de participação e traz o papel do gestor como fundamental para democratização da educação.por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.publisher.unidadeCentro de Educaçãopor


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  • Gestão Educacional - EaD [950]
    Coleção dos trabalhos de conclusão do Curso de Especialização em Gestão Educacional - EaD

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