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dc.contributor.advisorCordenonzi, Walkiria Helena
dc.creatorCabrera, Pablo Daniel Cuña
dc.date.accessioned2019-01-04T14:42:40Z
dc.date.available2019-01-04T14:42:40Z
dc.date.issued2018-12-01
dc.date.submitted2018
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/15213
dc.descriptionArtigo (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Artes e Letras, Curso de Especialização em Tecnologias da Informação e da Comunicação Aplicadas à Educação, EaD, RS, 2018.por
dc.description.abstractThe constant evolution of the TIC have caused the permeation of these in all the human activity. To enter the labor market, is imperative to concentrate effort in training people with competitive skills. As Computational Thinking is seen as an ability to identify and solve problems, we could consider it as a facilitator in the multidisciplinary integration between technologies an education. The research objective is to demonstrate that PC helps and facilitates problem solving by integrating IT with other areas of knowledge, regardless of the context in which the students live, in this case binational. An action research was carried out with students and teachers of the 8th grade of elementary school in Santana do Livramento (Brazil) and its equivalent in Rivera (Uruguay). With student a series of exercises with Scratch where carried out and a survey was carried out with the teachers. The results obtained in both classes showed that the application of Computational Thinking helped and facilitated the resolution of the presented problem, cooperating with the integration of knowledge acquired in the different disciplines, and the teachers agree that it is a facilitator in the integration between TIC and education. Finally, according to the results obtained, it is also considered that the appropriation of Computational Thinking is independent of the analyzed context.eng
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/*
dc.subjectPensamento computacionalpor
dc.subjectEducaçãopor
dc.subjectBinacionalpor
dc.subjectComputational thinkingeng
dc.subjectEducationeng
dc.subjectBinationaleng
dc.titlePensamento computacional: potencial e efeitos de sua aplicação no ensino fundamental em um contexto binacionalpor
dc.title.alternativeComputational thinking: potential and effects of its application in fundamental teaching in a binational contexteng
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso de Especializaçãopor
dc.degree.localPolo de Santana do Livramento, RS, Brasilpor
dc.degree.specializationTecnologias da Informação e da Comunicação Aplicadas à Educação, EaDpor
dc.description.resumoA constante evolução das TIC tem provocado a permeação destas em toda a atividade humana. Isto faz com que seja necessário que todos os níveis da educação concentrem esforços em formar pessoas com a capacitação suficiente nessas tecnologias para inserir-se no mercado de trabalho. Sendo o Pensamento Computacional (PC) visto como uma capacidade de identificar e resolver problemas, podemos considerá-lo como um meio facilitador na integração multidisciplinar da tecnologia com a educação. O objetivo desta pesquisa foi demonstrar que o PC auxilia e facilita a resolução de problemas integrando as TI e outras áreas do conhecimento independentemente do contexto em que vivam os alunos, neste caso binacional. Foi realizada uma pesquisa-ação com alunos e professores do 8° ano de Ensino Fundamental em uma escola de Santana do Livramento (Brasil) e seu equivalente em Rivera (Uruguai). Com os alunos foram realizados uma série de exercícios e trabalhos com Scratch, e com os professores a aplicação de um questionário. Os resultados alcançados nas duas turmas demostraram que a aplicação do PC auxiliou e facilitou a resolução do problema apresentado, cooperando na integração de conhecimentos adquiridos nas diferentes disciplinas, e que os professores concordam em que este proporciona um meio facilitador na integração das TIC com a educação. Finalmente, e de acordo com os resultados obtidos, considera-se também que a apropriação do Pensamento Computacional resulta independente do contexto analisado.por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.publisher.unidadeCentro de Artes e Letraspor


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