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dc.contributor.advisorFalkembach, Gilse Antoninha Morgental
dc.creatorFerreira, Janice Porto
dc.date.accessioned2019-01-07T09:49:53Z
dc.date.available2019-01-07T09:49:53Z
dc.date.issued2018-12-01
dc.date.submitted2018
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/15216
dc.descriptionArtigo (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Artes e Letras, Curso de Especialização em Tecnologias da Informação e da Comunicação Aplicadas à Educação, EaD, RS, 2018.por
dc.description.abstractThe present bibliographic research that has as its theme the use of Hybrid Education models in Youth and Adult Education (EJA) classes, presents as a research problem: Which Hybrid Teaching models used in EJA classes in Brazil in the last five years found in the literature? The general objective, therefore, was to perform a mapping of Hybrid Teaching models used in EJA classes in Brazil in the last five years found in the literature. As a methodology the study was characterized by a bibliographical and systematic research, where the searches were carried out in the magazines RENOTE, RevEduc and Educação & Realidade with Qualis A1, A2 and B1. The research was carried out with searches on articles published in the last five years, using the search string Hybrid Teaching and Youth and Adult Education, in Portuguese only. The result obtained was to gather studies that bring these subjects, allowing a wide discussion through the systematic mapping of the literature. The mapping was conducted from April / 2018 to September / 2018 and reduced to a total of five articles. According to the studies and readings it was concluded that all articles are of the Rotational Laboratory Model, since it mixes traditional teaching with some technology. However, for this model to reach its goal, it is necessary that the school community, students and teachers believe in their pedagogical potential and be effectively involved in the proposal. In order to do so, it is possible to affirm that this subject, still recent, combining the technologies and methods can make the difference in the current scenario of the education.eng
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/*
dc.subjectEJA (Educação de Jovens e Adultos)por
dc.subjectEnsino híbridopor
dc.subjectTecnologiaspor
dc.subjectYouth and adult educationeng
dc.subjectHybrid teachingeng
dc.subjectTechnologieseng
dc.titleEnsino híbrido na EJA: um mapeamento sistemático da literaturapor
dc.title.alternativeHybrid teaching in the EJA: a systematic mapping of the literatureeng
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso de Especializaçãopor
dc.degree.localPolo de Vila Flores, RS, Brasilpor
dc.degree.specializationTecnologias da Informação e da Comunicação Aplicadas à Educação, EaDpor
dc.description.resumoA presente pesquisa bibliográfica que tem por tema a utilização dos modelos de Ensino Híbrido em classes de Educação de Jovens e Adultos (EJA), traz como problema de pesquisa: Quais os modelos de Ensino Híbrido utilizados em classes de EJA no Brasil nos últimos cinco anos encontrados na literatura? O objetivo geral, portanto, foi realizar um mapeamento dos modelos de Ensino Híbrido utilizados em classes de EJA no Brasil nos últimos cinco anos encontrados na literatura. Como metodologia o estudo caracterizou-se por ser uma pesquisa bibliográfica e sistemática, onde as buscas foram realizadas nas revistas RENOTE, RevEduc e Educação & Realidade com Qualis A1, A2 e B1. A pesquisa foi realizada com buscas em artigos publicados nos últimos cinco anos, utilizando a string de busca Ensino Híbrido e Educação de Jovens e Adultos, somente em Português. O resultado obtido foi reunir estudos que trazem esses assuntos, possibilitando uma ampla discussão através do mapeamento sistemático da literatura. O mapeamento foi conduzido no período de abril/2018 a setembro/2018 e reduziu-se a um total de cinco artigos. Conforme os estudos e leituras concluiu-se que todos os artigos são do Modelo Laboratório Rotacional, pois mistura o ensino tradicional a alguma tecnologia. Entretanto, para que esse modelo possa alcançar seu objetivo é preciso que a comunidade escolar, alunos e professores acreditem em seu potencial pedagógico e se envolvam efetivamente na proposta. Para tanto, permite-se afirmar que esse assunto, ainda recente, combinando as tecnologias e métodos podem fazer a diferença no cenário atual da educação.por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.publisher.unidadeCentro de Artes e Letraspor


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