Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorPereira, Adriana Soares
dc.creatorPilar, Tagiana Agertt Silva
dc.date.accessioned2019-01-07T10:49:24Z
dc.date.available2019-01-07T10:49:24Z
dc.date.issued2018-11-30
dc.date.submitted2018
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/15219
dc.descriptionArtigo (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Artes e Letras, Curso de Especialização em Tecnologias da Informação e da Comunicação Aplicadas à Educação, EaD, RS, 2018.por
dc.description.abstractThere is no doubt that technology is present in the reality of all people, enabling interaction, communication and development. Working with the technologies at school provides greater cognitive growth as well as enabling the student to interact with the technological resources for future development. For this, the teachers need adequate training and training, so that they can use the technological resources with autonomy, interconnecting them with the daily pedagogical practice. Therefore, this article aims at understanding the possibilities of using technology in the classroom as an object of growth between teaching and learning, through the continuous training of teachers, analyzing the technological tools used in pedagogical practices, identifying their possibilities, contributing for the training of teachers and for the construction of differentiated plans. In this sense, a research was developed with volunteer teachers who were interested in participating in the training course. These teachers answered two questionnaires, one diagnosis and one evaluation, in order to obtain information on how the use of the technologies is made and how it came to be realized after the application of the continuing education course. It was observed that there is a shortage of physical resources in the school and of sufficient information and technical knowledge on the part of the teachers so that there is more frequency in the use of the technologies. However, there is a great interest on the part of the teachers in making the classes more technological, dynamic and interactive to provide a better and better qualified future for the students.eng
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/*
dc.subjectTecnologiapor
dc.subjectCapacitaçãopor
dc.subjectProfessorpor
dc.subjectTechnologyeng
dc.subjectTrainingeng
dc.subjectTeachereng
dc.titleO uso das tecnologias na formação continuada de professorespor
dc.title.alternativeThe use of technologies in continued teacher trainingeng
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso de Especializaçãopor
dc.degree.localPolo de Tapejara, RS, Brasilpor
dc.degree.specializationTecnologias da Informação e da Comunicação Aplicadas à Educação, EaDpor
dc.description.resumoNão há dúvida que a tecnologia está presente na realidade de todas as pessoas, possibilitando interação, comunicação e desenvolvimento. Trabalhar com as tecnologias na escola proporciona um maior crescimento cognitivo, assim como possibilita que o aluno interaja com os recursos tecnológicos visando seu desenvolvimento futuro. Para isso, os professores precisam de capacitação e formação adequada, a fim de que consigam utilizar com autonomia os recursos tecnológicos, interligando-os com a prática pedagógica diária. Diante disso, este artigo visa compreender as possibilidades da utilização da tecnologia na sala de aula como um objeto de crescimento entre ensino e aprendizagem, por meio da formação continuada de professores, analisando as ferramentas tecnológicas utilizadas nas práticas pedagógicas, identificando as suas possibilidades, contribuindo para a capacitação dos professores e para a construção de planejamentos diferenciados. Nesse sentido, desenvolveu-se uma pesquisa-ação com os professores voluntários que tivessem interesse em participar do curso de capacitação. Estes professores responderam a dois questionários, um diagnóstico e outro avaliativo, a fim de se obter informações de como é feito o uso das tecnologias e como passou a ser realizado após a aplicação do curso de formação continuada. Observou-se que há carência de recursos físicos na escola e de informações e conhecimentos técnicos suficientes por parte dos professores para que haja mais frequência na utilização das tecnologias. Porém nota-se que há um grande interesse por parte dos docentes em tornar as aulas mais tecnológicas, dinâmicas e interativas para propiciar um futuro melhor e mais qualificado aos estudantes.por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.publisher.unidadeCentro de Artes e Letraspor


Arquivos deste item

Thumbnail
Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Acesso Aberto
Exceto quando indicado o contrário, a licença deste item é descrito como Acesso Aberto