A participação do supervisor escolar frente à gestão democrática para uma educação de qualidade: desafios atuais
Resumo
Este trabalho apresenta considerações sobre as relações estabelecidas
entre o Supervisor Escolar e os Profissionais de Educação, bem como
busca promover reflexões e questionamentos a fim de ressignificar e
reavaliar a prática destes profissionais numa perspectiva mais democrática
para uma educação de qualidade. O embasamento teórico encontrou
sustentação em FREIRE (1996): colocando a responsabilidade ética no
exercício da tarefa docente estabelecendo possibilidades de novas relações
entre educadores e educandos ; DEMO (1993/2001): enfatizando a
viii
educação continuada como principal móvel de socialização do saber ;
MEDINA (1997): trabalho do Supervisor centrado na ação do professor ;
PERRENOUD (2000): reafirmando a escola como espaço de formação e
informação através de práticas inovadoras ; LIBÂNEO (1998/2001):
enfocando a organização e a gestão como meios utilizados para assegurar
o bom funcionamento da instituição escolar ; PLACCO (2002):
destacando a parceria entre Supervisor e professor para o aperfeiçoamento
do trabalho pedagógico na escola ; ALARCÃO (2001/2003): mobilizando
toda a comunidade para a concretização do projecto institucional, sem
perder nunca a capacidade de decidir coletivamente, envolvendo os
diferentes actores sociais ; entre outros. Aborda-se a Educação e a Função
social da escola, os Profissionais da Educação, o Contexto histórico do
Supervisor através dos tempos, enfatizando o papel do Supervisor hoje
como imprescindível para o fazer pedagógico do professor junto ao aluno
viabilizando mudanças. Este novo perfil de Supervisor está sendo gestado
através da necessidade da busca da participação comprometida dos
Profissionais da Educação visando uma educação de qualidade. Para tanto,
esta pesquisa foi desenvolvida com professores da Escola Estadual de
Ensino Fundamental Cônego Ortiz, através de uma pesquisa descritiva,
onde buscamos destacar a importância deste profissional, o qual vislumbra
caminhos e ações inovadoras visando mudanças no cotidiano escolar.
Coleções
- Gestão Educacional [294]