dc.contributor.advisor | Krum, Myrian Cunha | |
dc.creator | Dias, Ediomara da Silva | |
dc.date.accessioned | 2016-04-27T12:43:48Z | |
dc.date.available | 2016-04-27T12:43:48Z | |
dc.date.issued | 2005-03-22 | |
dc.date.submitted | 2005 | |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufsm.br/handle/1/1522 | |
dc.description | Monografia (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação, Curso de Especialização em Gestão Educacional, RS, 2005. | por |
dc.description.abstract | This work presents considerations about the relationships established
between the School Supervisor and the Professionls of Education, search as
well as to promote reflections and questionaments in order to resignify and
revaluate the these professionals’ practice, in a more democratic
perspective for a quality education. The theoretical embasement found
sustenance in FREIRE (1996): “placing the ethical responsibility in the exercise of the educational task, establishing possibities of new
relationships between educators and students”; DEMO (1993/2001):
“emphasizing the education continued as main piece of furniture of
socialization of the knowlwdge”; MEDINA (1997): “work of the
Supervisor centered in the teacher’s action”; PERRENOUD (2000):
“reaffirming the school as foramtion space and information through
innovative practices”; LIBÂNEO (1998/2001): “focusing the organization
and the administration as means used for assure the good operation of the
school intitution”; PLACCO (2002) “highlighting the partnership between
Supervisor and teacher for the improvement of the pedagogic work in the
school”; ALARCÃO (2001/2003) “mibilizing the whole community for the
materialzation of the institutional project, wothout never losing the capacity
to decide collectively, involving the different social actors”; among others.
It’s approached the Education and the Social Function of the School, the
Professionals of the Education, the Supervisor’s historical Context through
the times, emphasizing the Supervisor’s function today as indispensable for
doing pedagogic of the teacher close to the student, making possible
changes. This new profile of Supervisor is being gested through the need of
the search of the committed participation of the Professionals of the
Education, seeking a quality education. For so much, this research was
developed with teachers of the State School of Fundamental Teaching
Cônego Ortiz, through a descriptive research, where we detached for this
professional’s importance, which glimmers ways and innovative actions to
highlight, seeking changes in the daily school. | eng |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de Santa Maria | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.subject | Educação | por |
dc.subject | Supervisão escolar | por |
dc.subject | Gestão democrática | por |
dc.subject | Administração escolar | por |
dc.title | A participação do supervisor escolar frente à gestão democrática para uma educação de qualidade: desafios atuais | por |
dc.title.alternative | The participation of the supervisor school front to the democratic administration for an education of quality: current challenges. | eng |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso de Especialização | por |
dc.degree.local | Santa Maria, RS, Brasil. | por |
dc.degree.specialization | Gestão Educacional | por |
dc.description.resumo | Este trabalho apresenta considerações sobre as relações estabelecidas
entre o Supervisor Escolar e os Profissionais de Educação, bem como
busca promover reflexões e questionamentos a fim de ressignificar e
reavaliar a prática destes profissionais numa perspectiva mais democrática
para uma educação de qualidade. O embasamento teórico encontrou
sustentação em FREIRE (1996): colocando a responsabilidade ética no
exercício da tarefa docente estabelecendo possibilidades de novas relações
entre educadores e educandos ; DEMO (1993/2001): enfatizando a
viii
educação continuada como principal móvel de socialização do saber ;
MEDINA (1997): trabalho do Supervisor centrado na ação do professor ;
PERRENOUD (2000): reafirmando a escola como espaço de formação e
informação através de práticas inovadoras ; LIBÂNEO (1998/2001):
enfocando a organização e a gestão como meios utilizados para assegurar
o bom funcionamento da instituição escolar ; PLACCO (2002):
destacando a parceria entre Supervisor e professor para o aperfeiçoamento
do trabalho pedagógico na escola ; ALARCÃO (2001/2003): mobilizando
toda a comunidade para a concretização do projecto institucional, sem
perder nunca a capacidade de decidir coletivamente, envolvendo os
diferentes actores sociais ; entre outros. Aborda-se a Educação e a Função
social da escola, os Profissionais da Educação, o Contexto histórico do
Supervisor através dos tempos, enfatizando o papel do Supervisor hoje
como imprescindível para o fazer pedagógico do professor junto ao aluno
viabilizando mudanças. Este novo perfil de Supervisor está sendo gestado
através da necessidade da busca da participação comprometida dos
Profissionais da Educação visando uma educação de qualidade. Para tanto,
esta pesquisa foi desenvolvida com professores da Escola Estadual de
Ensino Fundamental Cônego Ortiz, através de uma pesquisa descritiva,
onde buscamos destacar a importância deste profissional, o qual vislumbra
caminhos e ações inovadoras visando mudanças no cotidiano escolar. | por |
dc.publisher.unidade | Centro de Educação | por |