Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorFialho, Vanessa Ribas
dc.creatorMartins, Patrícia Gaier
dc.date.accessioned2019-01-07T11:09:09Z
dc.date.available2019-01-07T11:09:09Z
dc.date.issued2018-12-07
dc.date.submitted2018
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/15220
dc.descriptionArtigo (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Artes e Letras, Curso de Especialização em Tecnologias da Informação e da Comunicação Aplicadas à Educação, EaD, RS, 2018.por
dc.description.abstractThis study aimed to present an inverted classroom application model (Flipping-LP) oriented to the Portuguese language subject, as well as to verify if the methodology undergoes modifications when directed to the mother tongue teaching. This proposal is a strategy that aims to change the traditional aspects of face-to-face teaching, since it changes the logic of classroom organization, having its roots in blended learning (HORN; STAKER, 2015). To achieve these objectives we carried out, as a methodological procedure, a bibliographic research, in which recently published studies were analyzed in order to investigate how the Inverted Classroom Model (ICM) has been applied in different teaching areas. The analysis were carried out under a qualitative approach, according to the following criteria: the pedagogical conception adopted by the research authors and the digital and material resources used in their practices. As results, we discovered small differences in the methodology when applied in Portuguese language classes, which are the different approaches of face-to-face activities, due to the nature of their area of knowledge. As for the pedagogical conception, we observed that the concept of autonomy was present from the didactic planning of the authors to the effective application of the projects, which meets the principles of ICM, also adopted in the elaborated model. Thus, we concluded that the inversion methodology, in principle, is a viable way of implementing blended learning in many disciplines, and its success depends, among other factors, on a good teacher planning.eng
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/*
dc.subjectEnsino híbridopor
dc.subjectLíngua portuguesapor
dc.subjectSala de aula invertidapor
dc.subjectBlended learningeng
dc.subjectFlipped classroomeng
dc.subjectPortuguese languageeng
dc.titleSala de aula invertida: uma proposta para o ensino de língua portuguesapor
dc.title.alternativeFlipped classroom: a proposal for the portuguese language teachingeng
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso de Especializaçãopor
dc.degree.localPolo de Vila Flores, RS, Brasilpor
dc.degree.specializationTecnologias da Informação e da Comunicação Aplicadas à Educação, EaDpor
dc.description.resumoEste estudo objetivou apresentar um modelo de aplicação da sala de aula invertida (Flipping-LP) orientado para a disciplina de língua portuguesa, bem como verificar se a metodologia sofre modificações quando direcionada ao ensino de língua materna. Essa proposta é uma estratégia que visa mudar os aspectos tradicionais do ensino presencial, pois altera a lógica de organização da sala de aula, tendo suas raízes no ensino híbrido (HORN; STAKER, 2015). Para alcançar tais objetivos, realizamos, como procedimento metodológico, uma pesquisa bibliográfica, na qual foram analisados estudos publicados recentemente, a fim de investigar como a metodologia da sala de aula invertida (SAI) tem sido aplicada em diferentes áreas de ensino. As análises foram realizadas sob uma abordagem qualitativa, seguindo os seguintes critérios: a concepção pedagógica adotada pelos autores das pesquisas e os recursos digitais e materiais utilizados em suas práticas. Como resultados, encontramos pequenas diferenças na metodologia quando aplicada nas aulas de língua portuguesa, quais sejam, as diferentes abordagens das atividades presenciais, devido à natureza de sua área de conhecimento. Quanto à concepção pedagógica, observamos que o conceito de autonomia esteve presente desde o planejamento didático dos autores até a efetiva aplicação dos projetos, o que vai ao encontro dos princípios da SAI, também adotados no modelo elaborado. Assim, concluímos que a metodologia da inversão, a princípio, é uma maneira viável de implementar o ensino híbrido em diversas disciplinas, e seu êxito depende, entre outros fatores, de um bom planejamento do professor.por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.publisher.unidadeCentro de Artes e Letraspor


Arquivos deste item

Thumbnail
Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Acesso Aberto
Exceto quando indicado o contrário, a licença deste item é descrito como Acesso Aberto