dc.contributor.advisor | Fialho, Vanessa Ribas | |
dc.creator | Martins, Patrícia Gaier | |
dc.date.accessioned | 2019-01-07T11:09:09Z | |
dc.date.available | 2019-01-07T11:09:09Z | |
dc.date.issued | 2018-12-07 | |
dc.date.submitted | 2018 | |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufsm.br/handle/1/15220 | |
dc.description | Artigo (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Artes e Letras, Curso de Especialização em Tecnologias da Informação e da Comunicação Aplicadas à Educação, EaD, RS, 2018. | por |
dc.description.abstract | This study aimed to present an inverted classroom application model (Flipping-LP) oriented to the
Portuguese language subject, as well as to verify if the methodology undergoes modifications when
directed to the mother tongue teaching. This proposal is a strategy that aims to change the traditional
aspects of face-to-face teaching, since it changes the logic of classroom organization, having its roots
in blended learning (HORN; STAKER, 2015). To achieve these objectives we carried out, as a
methodological procedure, a bibliographic research, in which recently published studies were analyzed
in order to investigate how the Inverted Classroom Model (ICM) has been applied in different teaching
areas. The analysis were carried out under a qualitative approach, according to the following criteria:
the pedagogical conception adopted by the research authors and the digital and material resources
used in their practices. As results, we discovered small differences in the methodology when applied in
Portuguese language classes, which are the different approaches of face-to-face activities, due to the
nature of their area of knowledge. As for the pedagogical conception, we observed that the concept of
autonomy was present from the didactic planning of the authors to the effective application of the
projects, which meets the principles of ICM, also adopted in the elaborated model. Thus, we concluded
that the inversion methodology, in principle, is a viable way of implementing blended learning in many
disciplines, and its success depends, among other factors, on a good teacher planning. | eng |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de Santa Maria | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ | * |
dc.subject | Ensino híbrido | por |
dc.subject | Língua portuguesa | por |
dc.subject | Sala de aula invertida | por |
dc.subject | Blended learning | eng |
dc.subject | Flipped classroom | eng |
dc.subject | Portuguese language | eng |
dc.title | Sala de aula invertida: uma proposta para o ensino de língua portuguesa | por |
dc.title.alternative | Flipped classroom: a proposal for the portuguese language teaching | eng |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso de Especialização | por |
dc.degree.local | Polo de Vila Flores, RS, Brasil | por |
dc.degree.specialization | Tecnologias da Informação e da Comunicação Aplicadas à Educação, EaD | por |
dc.description.resumo | Este estudo objetivou apresentar um modelo de aplicação da sala de aula invertida (Flipping-LP)
orientado para a disciplina de língua portuguesa, bem como verificar se a metodologia sofre
modificações quando direcionada ao ensino de língua materna. Essa proposta é uma estratégia que
visa mudar os aspectos tradicionais do ensino presencial, pois altera a lógica de organização da sala
de aula, tendo suas raízes no ensino híbrido (HORN; STAKER, 2015). Para alcançar tais objetivos,
realizamos, como procedimento metodológico, uma pesquisa bibliográfica, na qual foram analisados
estudos publicados recentemente, a fim de investigar como a metodologia da sala de aula invertida
(SAI) tem sido aplicada em diferentes áreas de ensino. As análises foram realizadas sob uma
abordagem qualitativa, seguindo os seguintes critérios: a concepção pedagógica adotada pelos autores
das pesquisas e os recursos digitais e materiais utilizados em suas práticas. Como resultados,
encontramos pequenas diferenças na metodologia quando aplicada nas aulas de língua portuguesa,
quais sejam, as diferentes abordagens das atividades presenciais, devido à natureza de sua área de
conhecimento. Quanto à concepção pedagógica, observamos que o conceito de autonomia esteve
presente desde o planejamento didático dos autores até a efetiva aplicação dos projetos, o que vai ao
encontro dos princípios da SAI, também adotados no modelo elaborado. Assim, concluímos que a
metodologia da inversão, a princípio, é uma maneira viável de implementar o ensino híbrido em diversas
disciplinas, e seu êxito depende, entre outros fatores, de um bom planejamento do professor. | por |
dc.publisher.country | Brasil | por |
dc.publisher.initials | UFSM | por |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO | por |
dc.publisher.unidade | Centro de Artes e Letras | por |